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Título: Sensibilização ambiental com crianças da educação infantil usando o peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus Inunguis)
Título(s) alternativo(s): Environmental awareness with children in early childhood education using the Amazonian manatee (Trichechus Inunguis)
Autor(es): Silva, Fabrícia Souza da
Orientador(es): Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Sensibilização ambiental;Environmental awareness;Educação Infantil;Childhood Education;Fauna Amazônica;Amazonian fauna;Indicadores;Indicators
Data do documento: 12-Ago-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Fabrícia Souza da Silva. Sensibilização ambiental com crianças da educação infantil usando o peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus Inunguis). 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Trabalhar a sensibilização ambiental na Educação Infantil é de grande relevância para formar pequenos cidadãos conscientes do seu papel com o meio ambiente. Dessa forma, é importante trabalharmos o meio em que vivemos e as consequências da ação do ser humano nele, para que desde cedo as crianças possam perceber que todos os atos praticados por nós, irão interferir direta ou indiretamente no equilíbrio do planeta. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de sensibilização ambiental na Educação Infantil, tendo em vista sua importância para despertar nas crianças o interesse pela preservação das espécies da fauna amazônica ameaçadas de extinção, usando como elemento facilitador o “Peixe-boi-da-Amazônia” (Trichechus inunguis). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo um estudo descritivo, bem como participante. Foi realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil e no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Os sujeitos participantes foram sessenta (60) crianças pequenas e três (3) professoras de referência. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se a observação participante com registro no caderno de campo, entrevista semiestruturada com as docentes e sequência didática elaborada e estruturada em oficinas de sensibilização. Para analisar os dados coletados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin, que nos possibilitou construir os indicadores de sensibilização ambiental. Como resultados podemos destacar que práticas de sensibilização ambiental estão inseridas no planejamento pedagógico das professoras, entretanto são desenvolvidas apenas em datas específicas do calendário escolar da SEMED, como a semana do meio ambiente. A partir das oficinas realizadas nos espaços educativos, foi possível despertar nas crianças a sensibilidade em prol da preservação das espécies da fauna amazônica ameaçadas de extinção, que foi evidenciada a partir dos indicadores de sensibilização ambiental que foram construídos a partir das falas e atitudes das crianças.
Abstract: Working with environmental awareness in Early Childhood Education is extremely important to train small citizens aware of their role with the environment. Therefore, it is relevant to work on our environment and the consequence of human action on it, so that in order for children at an early stage to realize that all the impact by human action will directly or indirectly interfere in the balance of the planet. Our objective is to understand how the environmental awareness process occurs in Early Childhood Education, considering its importance to arouse interest in children for preservation of endangered species of Amazonian fauna, using “Manatees” (Trichechus inunguis) as a facilitating element. Regarding the methodological procedures, this a qualitative research with a descriptive and participant approach. It was held in two Municipal Elementary schools and in the “Forest of Science” of the National Institute of Amazonian Research. Sixty-three (63) subjects participated in this study, sixty (60) small children and three (3) teachers. The data was collected with participant observation, recorded in the field notebook, through semi-structured interview with teachers, and didactic sequence elaborated and structured in accordance with environmental awareness workshops. We used Bardin's Content Analysis to analyze the data collected, from which we built environmental awareness indicators. Finally, we emphasize that environmental awareness practices are contained in the teachers' pedagogical planning; however, they are carried out only on specific dates of the SEMED school calendar, such as the Environment Week. It was possible to awaken in children the sensitivity for the preservation of endangered species of Amazonian fauna, by mean of workshops that we held in the educational spaces; this was evidenced in the environmental awareness indicators that were built from the children's speeches and attitudes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3335
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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