DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3333
Título: Ensino de Ciências: um estudo no 6º ano do ensino fundamental com enfoque nas práticas pedagógicas sobre o meio ambiente
Título(s) alternativo(s): Science Teaching - a study in the 6th year of elementary school with a focus on pedagogical practices on the environment
Autor(es): Gonzaga, Adana Teixeira
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Ensino de ciências;Science teaching;Prática pedagógica;Pedagogical practice;Meio ambiente;Environment
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GONZAGA, Adana Teixeira. Ensino de Ciências: um estudo no 6º ano do ensino fundamental com enfoque nas práticas pedagógicas sobre o meio ambiente. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa intitulada ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ENFOQUE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O MEIO AMBIENTE teve como objetivo analisar os limites, os desafios e as possibilidades da prática pedagógica do Ensino de Ciências, com foco no meio ambiente, no 6º ano do Ensino Fundamental. As questões que envolvem a prática pedagógica no ensino de ciências vêm sofrendo modificações em meio as ações educativas, entretanto ainda são desenvolvidas de maneira tradicional no contexto escolar, podendo ou não afetar a formação dos estudantes quanto a conceitos científicos. Nesse sentido, faz-se necessário compreender como que as práticas pedagógicas, com foco em meio ambiente, são desenvolvidas e principalmente o que as professoras relatam sobre o desenvolvimento de seu trabalho docente. Para que o diálogo ocorresse dessa maneira, partimos de algumas categorias de análise que são: Ensino de Ciências, prática pedagógica e meio ambiente. Nos procedimentos metodológicos, trabalhamos numa abordagem qualitativa de investigação. O tipo de pesquisa apresentada é a descritiva, com as técnicas de observação das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula na disciplina de ciências naturais e as entrevistas semiestruturadas com a professora da disciplina. Na análise dos dados trabalhamos a partir de Laurence Bardin com a análise do conteúdo perpassando pela descrição do que foi observado e dito no processo da pesquisa. Os resultados encontrados após as análises nos mostraram limites que evidenciam situações relacionadas as condições de trabalho que se correlaciona com o tempo das disciplinas, espaço físico, quantidade de estudantes por sala, as cargas horárias, uso do livro didático entre outras. Desses limites encontramos os desafios que se movem pelos caminhos da formação inicial e continuada. Por fim, encontramo-nos com as possibilidades de mudança desse cenário que envolvem as tutorias pedagógicas e buscam ampliar a leitura e construção de conceitos interdisciplinares no ensino de ciências, a defesa e esforço na construção de política pública de formação de professores. Concluímos que as práticas pedagógicas no ensino de ciências apresentam desafios, limites, no entanto também constroem possibilidades em seus cotidianos que influenciam diretamente na formação pedagógica dos professores e contribuem na formação acadêmica dos estudantes com foco no meio ambiente, essas bases demandam um impulso para um pensar mais crítico, reflexivo, coletivo e transformador de mundo.
Abstract: The research entitled SCIENCE TEACHING: A STUDY IN THE 6th YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL WITH A FOCUS ON PEDAGOGICAL PRACTICES ON THE ENVIRONMENT aimed to analyze the limits, challenges and possibilities of the pedagogical practice of Science Teaching, focusing on the environment, in the 6th year of Elementary School. The issues that involve pedagogical practice in science teaching, have undergone changes in the midst of educational actions, however they are still developed in a traditional way in the school context, which may or may not affect the education of students regarding scientific concepts. In this sense, it is necessary to understand how pedagogical practices, with a focus on the environment, are developed and mainly what teachers report on the development of their teaching work. For the dialogue to take place we start from some categories of analysis that are: Science Teaching, pedagogical practice and environment. In the methodological procedures we work on a qualitative research approach. The type of research presented is descriptive, with the observation techniques of pedagogical practices developed in the classroom in the discipline of natural sciences and semi-structured interviews with the professor of the discipline. In the analysis of the data we work from Laurence Bardin with the analysis of the content going through the description of what was observed and said in the research process. The results found after the analysis showed us limits that show situations related to the working conditions that correlate with the time of the disciplines, physical space, number of students per room, the workloads, use of the textbook, among others. From these limits, we find the challenges that move along the paths of initial and continuing formation. Finally, we found ourselves with the possibilities of changing this scenario involving pedagogical tutorials, which seek to expand the reading and construction of interdisciplinary concepts in science teaching, the defense and effort in the construction of public policy for teacher education. We conclude that the pedagogical practices in science teaching present challenges, limits, however they also build possibilities in their daily lives that directly influence the pedagogical training of teachers and contribute to the academic education of students with a focus on the environment, these bases demand an impulse for a more critical, reflective, collective way of thinking aiming the changing of the world.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3333
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons