DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3331
Título: Alfabetização política, relações de poder e cidadania: perspectivas interdisciplinares
Título(s) alternativo(s): Political literacy, power relations and citizenship: interdisciplinary perspectives
Palavras-chave: Ciência política.;Sociologia política.;Opinião pública - Brasil.;Cidadania.
Data do documento: 2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Gimima; PUGA Lúcia; RIOS, Otávio (Org.). Alfabetização política, relações de poder e cidadania: perspectivas interdisciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. 130 p.
Resumo: O texto aqui exposto é resultado de um projeto coletivo e escrito a várias mãos e mentes, tem no conceito de alfabetização política seu eixo teórico e prático de suporte. Conceito que certamente pode gerar polêmicas, sobretudo se tomado por uma apreensão imediata e carente de mediações. O processo de alfabetização política, não se destina ao contingente historicamente impedido de entrar no mundo escolar. Por regra, o analfabeto político odeia mediações, sobretudo as mediações políticas. Há sim o analfabeto político letrado, inclusive com formação superior. O maior educador dessa República de poucos, Paulo Freire, insistia na tese de que a leitura da palavra é sempre precedida pela leitura do mundo. Uma característica do analfabetismo político reside na incapacidade de ler o mundo, de percebe-lo como totalidade. Há gente sábia não letrada e capaz de fazer com devida propriedade a necessária e enraizada leitura do mundo, inclusive a leitura política. A saída para o Brasil está no Brasil, talvez não no Brasil de Brasília, mas no Brasil da classe que vive do trabalho, inclusive em Brasília. Tanto quanto outros países, o Brasil dispõe das duas fontes de toda riqueza, a Terra (o ser natural) e o Homem (o ser social, a classe trabalhadora), sobre as quais, na afirmação de Marx, recai o poder destrutivo do Sistema do Capital. A história não é destino, é campo aberto, espaço inventivo e artesanato dialético da criação humana. O Brasil tem jeito sim, não do jeito parasitário (por meio dos jeitinhos) a que vastos setores das elites recorrem para se dar bem à custa do erário, do trabalho, do suor e da miséria da classe trabalhadora. O jeito do Brasil ter jeito é pela democratização dos meios orientados pela teleologia (finalidade) de um projeto coletivo de vida em que o direito a viver com decência e o respeito ao ser natural, animal e social se converta em forma de vida comum. Cabe por fim perguntar: que lugar a agenda política e da política eleitoral desse país reserva a esse projeto? Projeto impossível de se materializar sem organização e formação política ou, como aponta o título aqui apresentado, alfabetização política.
Abstract: The text exposed here is the result of a collective project and written by various hands and minds, with the concept of political literacy as its theoretical and practical axis of support. A concept that can certainly generate controversy, especially if taken by an immediate apprehension and lacking mediation. The process of political literacy is not intended for the contingent historically prevented from entering the school world. As a rule, the illiterate politician hates mediations, especially political mediations. There is the literate political illiterate, even with higher education. The greatest educator of this Republic of the few, Paulo Freire, insisted on the thesis that the reading of the word is always preceded by the reading of the world. A characteristic of political illiteracy lies in the inability to read the world, to perceive it as a whole. There are wise people who are not literate and capable of doing properly the necessary and ingrained reading of the world, including political reading. The way out to Brazil is in Brazil, perhaps not in the Brasilia of Brasilia, but in the Brazil of the class that lives from work, including in Brasilia. As much as other countries, Brazil has two sources of all wealth, the Earth (the natural being) and the Man (the social being, the working class), on which, in Marx's statement, the destructive power of the System rests. of Capital. History is not destiny, it is an open field, an inventive space and a dialectical craft of human creation. Brazil has a way, not the parasitic way (through the little ways) that vast sectors of the elites turn to to get along at the expense of the purse, the work, the sweat and the misery of the working class. The way for Brazil to have a way is to democratize the means guided by teleology (purpose) of a collective life project in which the right to live with decency and respect for natural, animal and social beings becomes a common way of life. Finally, it is worth asking: what place does the political and electoral policy agenda of that country reserve for this project? Project impossible to materialize without political organization and training or, as the title presented here points out, political literacy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3331
ISBN: 978-85-7785-573-5
Aparece nas coleções:PPGICH - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização_Política_Relações_de_Poder_e_Cidadania.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.