DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Roberto Ribeiro dos-
dc.contributor.authorCosta, Jônatas Silva da-
dc.contributor.authorCorrêa, Jéssica Ariana de Jesus-
dc.contributor.authorAndrade, Silvia Cristina de Pádua-
dc.date.available2021-05-05-
dc.date.available2021-05-14T15:29:26Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3322-
dc.description.abstractPhysics has been undergoing profound reflections and transformations over the last few years as new teaching methods that aim to articulate the concepts approached in the classroom with the reality of the students have been increasingly sought. In this sense, this work aimed to analyze the possibilities of teaching Physics through Themes as a methodological proposal for significant learning in High School. The research subjects were one hundred and ten students and three teachers from Sophomore Year in High School. Questionnaires were applied with objective and open-ended questions, followed by the analysis and discussion of results and an intervention proposal. Students and teachers emphasized that contextualization is present in classes, which is positive, as it is one of the characteristics of the proposal with Themes. In contrast, most students were unable to clearly state a Physics principle involved in everyday situations. Teachers and students believe that teaching Physics through Themes would enable better learning of Physics contents. Therefore, the proposal for the Sophomore Year in High School does not prevent the construction of new proposals or even improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTemas estruturantespt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.titleTemas estruturantes aplicados ao ensino de física: estudo de caso em escola pública em Itaituba – PApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T15:29:26Z-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Física vem passando por profundas reflexões e transformações ao longo dos últimos anos, cada vez mais busca-se por novos métodos de ensino que visem articular os conceitos abordados em sala de aula com a realidade dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar as possibilidades do ensino de Física através de Temas como proposta metodológica de aprendizagem significativa no Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram cento e dez alunos e três professores da 2a série do Ensino Médio. Aplicou-se questionários com questões objetivas e dissertativas, seguida de análise e discussão de resultados e proposta de intervenção. Alunos e professores destacaram que nas aulas está presente a contextualização, sendo isto positivo, pois é uma das características da proposta com Temas. Em oposição, a maioria dos discentes não conseguiu enunciar claramente um princípio físico envolvido em situações cotidianas. Os professores e alunos acreditam que o ensino de Física por meio de Temas possibilitaria melhor aprendizagem dos conteúdos da disciplina. Portanto, a proposta para a 2a Série do Ensino Médio não impede a construção de novas propostas ou mesmo aprimoramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Temas estruturantes aplicados ao ensino de física estudo de caso em escola pública em itaituba – pa.pdf843,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons