DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3306
Título: As histórias em quadrinhos como incentivo à leitura: uma análise das HQ’s de Maurício de Sousa sobre a inclusão social
Título(s) alternativo(s): As histórias em quadrinhos como incentivo à leitura: uma análise das HQ’s de Maurício de Sousa sobre a inclusão social
Autor(es): Vidal, Luciana
Orientador(es): Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Palavras-chave: HQ's;Leitura;Inclusão
Data do documento: 1-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O artigo que apresentamos faz parte do trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras, através da pesquisa intitulada “As histórias em quadrinhos como incentivo à leitura: uma análise das HQ’s de Maurício de Sousa sobre a inclusão social”, cujo objetivo é averiguar por meio de análise da obra, como as histórias em quadrinhos atuais vêm incentivando a leitura na literatura infanto-juvenil através de personagens com deficiência da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, que usou edições específicas das histórias, para auxiliar na interação entre crianças com necessidades educacionais especiais e as outras crianças. Essas HQ’s citadas possuem personagens com necessidades que compartilham situações cotidianas com os demais integrantes da turma. Assim, para referenciar-nos, buscou-se na literatura e aportes teóricos de Barbosa (2004), Mantoan (1997), Ramos (2009) e outros, além de alguns cartunistas como Ziraldo-com a Turma do Pererê-, onde os autores estimulam a ampliação de novas histórias e personagens e que com o passar do tempo fizeram com que mais pesquisadores e educadores reconhecessem o potencial pedagógico das histórias em quadrinhos. Sobre o percurso metodológico, a pesquisa é de natureza qualitativa, através do método dialético e pesquisa bibliográfica.
Abstract: The article that we present is part of the work to conclude the degree course in Literature, through the research entitled “Comic books as an incentive to reading: an analysis of Maurício de Sousa's comic books on social inclusion”, whose objective is to ascertain by means of analyzing the work, as the current comic books have been encouraging reading in children's and youth literature through characters with disabilities from the Turma da Mônica, by Maurício de Sousa, who used specific editions of the stories, to assist in the interaction between children with special educational needs and other children. These HQ’s mentioned have characters with needs that share everyday situations with the other members of the class. Thus, to reference us, literature and theoretical contributions were sought from Barbosa (2004), Mantoan (1997), Ramos (2009) and others, in addition to some cartoonists such as Ziraldo-com Turma do Pererê-, where the authors they stimulate the expansion of new stories and characters and that, with the passage of time, made more researchers and educators recognize the pedagogical potential of comic books. Regarding the methodological path, the research is of a qualitative nature, through the dialectical method and bibliographic research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3306
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons