DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3304
Título: Linguagem, ensino e interculturalidade
Palavras-chave: Linguagem;Linguística aplicada;Ensino de línguas
Data do documento: 20-Dez-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este livro reúne seis textos apresentados, inicialmente em formato de comunicação oral, no XIV Congresso de Linguagens e Identidades Amazônicas – LIA, realizado no ano de 2020, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Nesse congresso, além de outras programações, com- puseram onze simpósios temáticos, nos quais foram desenvolvidos profícuos debates acerca das linguagens, do ensino e da interculturalidade. Pela importância do debate e pela pluralidade que permearam as discussões, convidamos os participantes desses simpósios a registrarem as suas perspectivas de análise em texto escrito para compor este e-book, da série intercâmbios amazônicos, estendendo as discussões a um público maior, principalmente aquele envolvido com a educação escolarizada na contemporaneidade. Os diferentes textos dialogam com perspectivas teóricas próximas entre si, mas também com outras óticas não tão próximas, evidenciando a pluralidade de corpus e possibilidades de análise. A ideia que norteou a seleção e organização dos textos foi a de congregar diferentes corpora analíticos e pontos de vista teóricos. Dessa forma, o leitor vai encontrar neste volume análises que acatam a visão e os princípios norteadores da modernidade, mas também, e principalmente, análises que desconstroem hierarquias entre visões de mundos, de saberes, de significados, etc., marcando com ênfase a diversidade cultural, a polissemia de significados, a centralidade das vozes marginais e a horizontalidade valorativa das percepções diferentes.
Abstract: This book gathers six texts presented initially in oral communication format at the XIV Congress of Amazonian Languages and Identities - LIA, held in the year 2020, by the Graduate Program in Letters: Language and Identity, at the Federal University of Acre. In this congress, besides other programs, eleven thematic symposia were held, in which fruitful debates about languages, teaching, and interculturality were developed. Due to the importance of the debate and the plurality that permeated the discussions, we invited the participants of these symposia to register their perspectives of analysis in a written text to compose this e-book of the Amazonian interchanges series, extending the discussions to a wider public, especially those involved with contemporary school education. The different texts dialogue with theoretical perspectives that are close to each other, but also with other areas that are not so close, showing the plurality of the corpus and possibilities of analysis. The idea that guided the selection and organization of the texts was to bring together different analytical corpora and theoretical points of view. In this way, the reader will find in this volume analyses that follow the vision and the guiding principles of modernity, but also and mainly, analyses that do not control hierarchies among worldviews, knowledge, meanings, etc., emphasizing cultural diversity, the polysemy of meanings, the centrality of marginal voices and the horizontal value of different perceptions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3304
ISBN: 978-65-89135-24-1
Aparece nas coleções:PPGLA - Livros Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro-Linguagem, Ensino e Interculturalidade.pdf9,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons