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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Naraiza Caldas-
dc.date.available2021-04-18-
dc.date.available2021-04-19T17:41:20Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3299-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of reflections and research carried out with children and their families in a neighborhood in the city of Tefé, in the State of Amazonas, called Nossa Senhora de Fátima, but also known as Vila Neck. Our research shows how children live their childhood in this place. To this end, we have deepened our study from two main contexts, that is, the family and the neighborhood. Did you seek to know how the children of Nossa Senhora de Fátima see their social space, their childhood and their place? Our main objective is to understand how children and their parents conceive of social space and childhood in the neighborhood of Nossa Senhora de Fátima. And we started from it for the specific objectives that had the purpose of knowing the neighborhood from its residents; as well as identifying how children and their parents understand childhood in the neighborhood; and finally to understand the family contexts in which children are inserted. We adopted an interdisciplinary perspective, with the theoretical participation of sociology, history and anthropology. We chose the Social Case Study methodology, a research method highlighted by Becker (1997). We had three important moments of data collection, exploratory research, socioeconomic diagnosis, and the social case study with two families. The work is organized into three main chapters: "The methodological paths that lead to the place of being a child"; "Children and Childhood in the Context of Human Sciences" and the last one, "Being a Child: Perceptions of Childhood from the subjects' voices".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleO lugar de ser criança: percepções da infância a partir das narrativas dos pais no município de Tefé- Ampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-19T17:41:20Z-
dc.contributor.advisor1Sobrinho, Roberto Sanches Mubarac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Sobrinho, Roberto Sanches Mubarac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Ana Claudeise Silva do-
dc.contributor.referee3Machado, Rita de Cássia Fraga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368793402829037pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de reflexões e pesquisa realizada com as crianças e suas famílias em um bairro da cidade de Tefé, no Estado do Amazonas, chamado Nossa Senhora de Fátima, conhecido também como Vila Pescoço. Nossa pesquisa mostra como as crianças vivem sua infância nesse lugar. Para tanto aprofundamos nosso estudo a partir de dois principais contextos, isto é, a familiar e o bairro. Buscou conhecer como as crianças de Nossa Senhora de Fátima veem seu espaço social, sua infância e o seu lugar? Nosso objetivo maior, compreender como as crianças e seus pais concebem o espaço social e a infância no bairro Nossa Senhora de Fátima. E dele partimos para os objetivos específicos que tinha como propósito conhecer o bairro a partir de seus moradores; bem como identificar como as crianças e seus pais entendem a infância no bairro; e, por fim, compreender os contextos familiares onde as crianças se inserem. Adotamos uma perspectiva interdisciplinar, com a participação teórica da sociologia, da história e da antropologia. Escolhemos como metodologia Estudo de Casos Sociais, método de pesquisa destacado por Becker (1997). Tivemos três momentos importantes de coleta de dados, a pesquisa exploratória, o diagnóstico socioeconômico, e o estudo social de caso com duas famílias. O trabalho está organizado em três principais capítulos: “Os caminhos metodológicos que levam ao lugar de ser criança”; “Crianças e Infâncias no Contexto das Ciências Humanas” e o último, “Ser Criança: Percepções da Infância a partir das vozes dos sujeitos”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanaspt_BR
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dc.subject.cnpqCiencias humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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