DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDelgado, Joelma dos Santos Garcia-
dc.date.available2021-04-13-
dc.date.available2021-04-16T14:18:25Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3298-
dc.description.abstractCurrent proposals in Science Education defend the performance of investigative study activities with scientific literacy perspectives. In this way, the main goal of this research was check the investigative level of performed activities in Science Clubs observed in the last few years, well as its main characteristics. For that, were analyzed dissertations and thesis produced between 2010-2016 about Science Clubs through Content Analysis. Results showed that the Clubs take place in basic education and most of them are linked to a Higher Education Institution. They developed a great diversity of activities with different investigative levels. We also note that the teaching activity is important to club’s students to develop researches, but we also include the students’ interest in this process. Lastly, we see that the investigation in these spaces has promoted the scientific education and needs to be more valued.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleClubes de ciências: cenários e o nível investigativo de suas atividadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T14:18:25Z-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.description.resumoPropostas atuais no Ensino de Ciências defendem a realização de atividades de cunho investigativo com vistas à alfabetização científica. Nesse sentido, a intenção principal dessa pesquisa foi verificar o nível investigativo das atividades realizadas em Clubes de Ciências estudados nos últimos anos, bem como suas principais características. Para tanto, foram analisadas as teses e dissertações produzidas no período 2010-2016 com Clubes de Ciências por meio da Análise de Conteúdo. Resultados evidenciaram que os Clubes acontecem na educação básica e a maioria deles está ligado a uma Instituição de Ensino Superior. Desenvolvem diversos tipos de atividades e com diferentes níveis investigativos. Observamos também que a ação docente é importante para que clubistas desenvolvam pesquisa, mas também incluímos o interesse dos estudantes nesse processo. Por fim, vemos que a investigação nesses espaços tem promovido a alfabetização científica e precisa ser mais valorizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clubes de ciências cenários e o nível investigativo de suas atividades.pdf591,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons