DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Albino Oliveira-
dc.date.available2021-04-13-
dc.date.available2021-04-16T14:14:08Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3295-
dc.description.abstractStudies on behavior and beliefs related to STS (Science, Technology and Society) interactions have repeatedly pointed to the limited perspective that students and teachers have on those interactions, leaving space to questioning how to cause them to have a more critical and reflexive behavior. In this context, this work aims to analyze how General Chemistry textbooks address Science and its interactions with technology and society. For this purpose, chapters regarding the concepts of acids and bases in nine textbooks frequently used in Brazilian higher education were analyzed. The results show a small number of STS discussions in the textbooks and, when references are made to said interactions, they appear as historical and epistemological content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino e Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectQuímica Geralpt_BR
dc.subjectÁcidos e Basespt_BR
dc.titleAnálise das relações ciência-tecnologia-sociedade em livros didáticos de química geralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T14:14:08Z-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre as atitudes e crenças em relação às interações do trinômio C- T-S têm, reiteradas vezes, apontado para uma visão limitada que estudantes e professores possuem sobre aquelas deixando em questão como tornar essas atitudes mais críticas e reflexivas. É nesse contexto que no presente trabalho buscou-se analisar como os livros textos de química geral apresentam a ciência e suas interações com a tecnologia e a sociedade. Para tanto, foram analisados os capítulos referentes aos conceitos de ácidos e bases em nove livros, frequentemente adotados no Ensino Superior brasileiro. Os resultados demonstram uma baixa presença de discussões das relações CTS nos livros e que quando há referências às ditas relações essas se apresentam como conteúdo histórico e epistemológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise das relações ciência-tecnologia-sociedade em livros didáticos de química geral.pdf534,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons