DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalmeira-Mello, Marcos Vinícius-
dc.contributor.authorChacon, Eluzir Pedrazzi-
dc.date.available2021-03-06-
dc.date.available2021-03-05T20:09:16Z-
dc.date.issued2020-01-01-
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3285-
dc.description.abstractThis work presents a Didactic Sequence and a playful resource developed for the study of Radioactivity in charitable educational support classes for students who intend to take a college exam entrance, in Rio de Janeiro. The content was taught and the game “Radioactive Deck”, created as a facilitating learning tool, applied for the fixation of the content. At the culmination of the didactic sequence, a debate was proposed entitled “Radioactivity: good or bad?”, aiming a critical analysis on the use of the radioactivity and the consequences of its bad use. During of development and application of the methodology, the teaching practice was thought with the intention of transforming the teacher into a more reflexive and critical professional, able to elaborate strategies appropriate to the situations experienced, and interested in improving their methods constantly. The Didactic Sequence was adequate, since it allowed sections of feedback and the intellectual growth of the group involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaralhopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.titleA radioatividade em uma abordagem CTS através de uma sequência didática lúdicapt_BR
dc.title.alternativeRadioactivity in STS approach through a playful didactic sequencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T20:09:16Z-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma Sequência Didática e um recurso lúdico desenvolvidos para o estudo da Radioatividade em turmas de um Pré-Vestibular Social, no Rio de Janeiro. O conteúdo foi ministrado e o jogo “Baralho Radioativo”, criado como ferramenta facilitadora da aprendizagem, foi aplicado para fixação do conteúdo. Na culminância da Sequência Didática foi proposto um debate intitulado “Radioatividade: mocinha ou vilã?”, buscando-se uma análise crítica sobre a utilização da radioatividade e as consequências de seu mau uso. Procurou-se refletir a prática docente com intuito de transformar o professor em um profissional mais reflexivo e crítico, capaz de elaborar estratégias adequadas às situações vivenciadas e interessado em melhorar seus métodos constantemente. A Sequência Didática mostrou-se adequada, pois permitiu seções de feedback e o crescimento intelectual do grupo envolvido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A radioatividade em uma abordagem cts através de uma sequência didática lúdica.pdf882,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons