DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3285
Título: A radioatividade em uma abordagem CTS através de uma sequência didática lúdica
Título(s) alternativo(s): Radioactivity in STS approach through a playful didactic sequence
Autor(es): Palmeira-Mello, Marcos Vinícius
Chacon, Eluzir Pedrazzi
Palavras-chave: Baralho;Sequência didática;Radioatividade;Abordagem CTS
Data do documento: 1-Jan-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta uma Sequência Didática e um recurso lúdico desenvolvidos para o estudo da Radioatividade em turmas de um Pré-Vestibular Social, no Rio de Janeiro. O conteúdo foi ministrado e o jogo “Baralho Radioativo”, criado como ferramenta facilitadora da aprendizagem, foi aplicado para fixação do conteúdo. Na culminância da Sequência Didática foi proposto um debate intitulado “Radioatividade: mocinha ou vilã?”, buscando-se uma análise crítica sobre a utilização da radioatividade e as consequências de seu mau uso. Procurou-se refletir a prática docente com intuito de transformar o professor em um profissional mais reflexivo e crítico, capaz de elaborar estratégias adequadas às situações vivenciadas e interessado em melhorar seus métodos constantemente. A Sequência Didática mostrou-se adequada, pois permitiu seções de feedback e o crescimento intelectual do grupo envolvido.
Abstract: This work presents a Didactic Sequence and a playful resource developed for the study of Radioactivity in charitable educational support classes for students who intend to take a college exam entrance, in Rio de Janeiro. The content was taught and the game “Radioactive Deck”, created as a facilitating learning tool, applied for the fixation of the content. At the culmination of the didactic sequence, a debate was proposed entitled “Radioactivity: good or bad?”, aiming a critical analysis on the use of the radioactivity and the consequences of its bad use. During of development and application of the methodology, the teaching practice was thought with the intention of transforming the teacher into a more reflexive and critical professional, able to elaborate strategies appropriate to the situations experienced, and interested in improving their methods constantly. The Didactic Sequence was adequate, since it allowed sections of feedback and the intellectual growth of the group involved.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3285
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A radioatividade em uma abordagem cts através de uma sequência didática lúdica.pdf882,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons