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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Flávia Caroline Bedin-
dc.contributor.authorKiouranis, Neide Maria Michellan-
dc.contributor.authorSilveira, Marcelo Pimentel da-
dc.date.available2021-03-06-
dc.date.available2021-03-05T16:07:57Z-
dc.date.issued2020-08-01-
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3283-
dc.description.abstractThe National High School Examination (ENEM) was instituted as an instrument for measuring the capacities of the graduates of the last stage of Basic Education. Since teachers have used this instrument to assist in the organization of the curriculum and in the construction of their pedagogical practices, it is necessary to assess whether the questions proposed by this instrument allow to evaluate the objectives and capacities proposed by LDB for this level of education, among they the formation of the individual's critical thinking. Thus, this work aimed to analyze issues in the area of Natural Sciences and its Technologies, from ENEM 2017, in relation to their potential regarding the use of critical thinking skills. For this, three dimensions of analysis were created in order to identify such potentialities. After the analysis, we observed that much of what is proposed by the official documents as a purpose for high school, is still not possible to be measured through this examination on a large scale. Still, in relation to the term “critical”, it is noted that it is frequently mentioned in official documents, but few actions, in fact, have been developed for its promotion. Despite this, the teacher can use the situation highlighted in the questions to create his own learning situation in relation to the social, scientific and / or technological theme discussed by the exam. For this, it is important for the teacher to be clear about what he wants and to know more about the references that guide the ideas of CP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPensamento Críticopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.titlePerspectivas do exame nacional do ensino médio quanto ao uso das capacidades do pensamento críticopt_BR
dc.title.alternativePerspectives of the national examination of middle school as to the use of the capacities of critical thinkingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T16:07:57Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.epage195pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage180pt_BR
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído como instrumento de aferição das capacidades dos concluintes da última etapa da Educação Básica. Uma vez que os professores têm utilizado esse instrumento para auxiliar na organização curricular e na construção de suas práticas pedagógicas, faz-se necessário avaliar se as questões propostas por esse instrumento permitem avaliar os objetivos e capacidades propostos pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para este nível de ensino, dentre eles a formação do pensamento crítico do indivíduo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar as questões da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do ENEM 2017, em relação à sua potencialidade quanto o uso das capacidades do pensamento crítico. Para isso, foram criadas três dimensões de análise a fim de identificarmos tais potencialidades. Após a análise, observamos que muito do que é proposto pelos documentos oficiais como finalidade para o Ensino Médio, ainda não é possível de ser mensurado através desse exame em larga escala. Ainda, em relação ao termo “crítico”, nota-se que o mesmo consta com frequência nos documentos oficiais, mas poucas ações, de fato, vêm sendo desenvolvidas para sua promoção. Apesar disso, o professor pode usar a situação em destaque nas questões para criar a sua própria situação de aprendizagem em relação ao tema social, científico e/ou tecnológico discutido pelo exame. Para isso, é importante que o professor tenha claro aquilo que almeja e que conheça mais acerca dos referenciais que norteiam as ideias de pensamento crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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