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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Edivania Augusto dos-
dc.contributor.authorManfrim, Maria Cleilma de Andrade Teixeira-
dc.contributor.authorSilva, Sumária Sousa e-
dc.date.available2021-03-06-
dc.date.available2021-03-05T15:59:44Z-
dc.date.issued2020-08-01-
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3282-
dc.description.abstractThe present paper aims to report the experience of the project entitled “magic cube as a tool in Mathematics classes”. The project activities were carried out through workshops, using the Rubik's cube or magic cube, as a playful educational resource, in order to highlight the importance of games and hands-on materials in the teaching of Mathematics. During the realization of the project, 18 workshops were held, targeting seventh year students, aged between 12 and 13 years old, from a Municipal School, located in the municipality of Denise, state of Mato Grosso, Brazil. The research adopted a qualitative approach, through experience with students beginning to practice the magic cube. In this perspective, the path taken to solve the cube was the layered method (3x3x3), with notation of the algorithms adapted for the class. The use of this puzzle as a pedagogical resource, promoted dynamism in the classes and favored the learning of Mathematics. Once the students were motivated and challenged to unveil the secrets needed to assemble the cube. The conclusion is that the use of the Rubik's cube contributed to the development of skills and stimuli in the students participating in the workshop, such as: greater concentration and greater interest in mathematics classes. In addition, the use of this manipulative material allowed a more interactive approach to the subject of Mathematics, and with greater significance for students, due to the dynamism that the puzzle offers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCubo mágicopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMaterial manipulávelpt_BR
dc.titleO uso do cubo de rubik em aulas de matemática do ensino fundamental: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the rubik cube in fundamental education of mathematics classes: an experience reportpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T15:59:44Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.epage179pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage167pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do projeto intitulado “cubo mágico como uma ferramenta nas aulas de Matemática”. As atividades do projeto foram realizadas por meio de oficinas, com o uso do cubo de Rubik ou cubo mágico, como recurso pedagógico lúdico, de forma a evidenciar a importância dos jogos e materiais manipuláveis no ensino de Matemática. Durante a realização do projeto foram realizadas 18 oficinas, tendo, como público-alvo, estudantes do sétimo ano, com faixa etária entre 12 e 13 anos de idade, de uma Escola Municipal localizada no município de Denise, estado de Mato Grosso. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, mediante a experiência com os alunos iniciantes na prática do cubo mágico. Nesta perspectiva, o caminho percorrido para solucionar o cubo foi o método em camadas (3x3x3), com notação dos algoritmos adaptados para a turma. O uso desse quebra-cabeças como recurso pedagógico, promoveu dinamismo nas aulas e favoreceu a aprendizagem da Matemática. Uma vez que os discentes se mostraram motivados e desafiados para desvendar os segredos necessários para a montagem do cubo. Conclui-se que o uso do cubo de Rubik contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e estímulos nos alunos participantes da oficina, como: maior concentração e maior interesse nas aulas de matemática. Além disso, o uso desse material manipulável permitiu uma abordagem mais interativa da disciplina de Matemática, e com maior significado para os alunos, pelo dinamismo que o puzzle oferece.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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