DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Ronaldo Diones Ruiz-
dc.contributor.authorCosta, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.date.available2021-03-06-
dc.date.available2021-03-05T15:37:05Z-
dc.date.issued2020-08-01-
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3281-
dc.description.abstractIn this article we present the results of a qualitative research developed at the Center for Higher Studies in Parintins (CESP), within the scope of the Scientific Initiation Support Program (PAIC), of the State University of Amazonas (UEA), with support from Amazonas State Research Support Foundation (FAPEAM). The aim of the research is to understand the role of mathematical language for the success or failure of the teaching-learning process of mathematics. The bibliographic research was developed in three phases. Initially, we defined the parameters adopted for the delimitation of the study material, which included books and scientific articles that discuss topics related to the object of study, in the next phase we carry out reflective readings of recognition of the bibliographic material and, later, the interpretative reading that allowed us to data analysis. The results indicate that language is a fundamental element in the teaching-learning process of mathematics and that its acquisition requires the apprehension of meanings that go beyond the memorization of rules and axioms, this is because the construction of the mathematical concept is not achieved with mechanical activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLinguagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO papel da linguagem matemática no processo ensino-aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe role of mathematical language in the teaching-learning process of the mathematicspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T15:37:05Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.epage166pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage152pt_BR
dc.description.resumoNesse artigo apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O objetivo da pesquisa consiste em compreender o papel da linguagem matemática para o sucesso ou insucesso do processo ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa de cunho bibliográfico foi desenvolvida em três fases. Inicialmente, definimos os parâmetros adotados para a delimitação do material de estudo que englobou livros e artigos científicos que discutem temas relacionados ao objeto de estudo, na fase seguinte realizamos leituras reflexivas de reconhecimento do material bibliográfico e, posteriormente, a leitura interpretativa que nos permitiu a análise de dados. Os resultados indicam que a linguagem é um elemento fundamental no processo de ensino- aprendizagem de matemática e que sua aquisição requer a apreensão de significados que extrapolam a memorização de regras e axiomas, isto porque a construção do conceito matemático não é alcançado com atividades mecânicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da linguagem matemática no processo ensino-aprendizagem da matemática.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons