DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3276
Título: Ensino de ciências em ambientes não-formais: estratégias para popularização da biodiversidade do cerrado
Autor(es): Borges, Patrícia Spinassé
Palavras-chave: Trilha Interpretativa;Ensino Fundamental;Educação Ambiental;Construtivismo
Data do documento: 19-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A disciplina de Ciências deveria servir para uma reflexão e investigação do meio que nos cerca, onde o aluno é o agente principal dessa ação. O professor pode utilizar como estratégia de ensino uma trilha interpretativa. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de uma trilha interpretativa (Trilha do Tatu - localizada na Universidade Estadual de Goiás) e uma palestra dialogada com o intuito de popularizar o conhecimento do bioma Cerrado. A Epistemologia Genética de Jean Piaget está entre os fundamentos teóricos elegidos. Os resultados obtidos, por meio da análise dos questionários e dos desenhos dos alunos que participaram primeiro da atividade na trilha, sugerem uma mudança na percepção ambiental. As trilhas interpretativas são instrumentos que podem ser eficazes para promover a popularização do conhecimento do bioma Cerrado e sua biodiversidade uma vez que os alunos podem vivenciar experiências reais.
Abstract: The discipline of science should serve as a reflection and investigation of the environment around us, where the student is the main agent of this action. The teacher can use as an educational strategy an interpretive trail. The objective of this work was to evaluate the use of an interpretive trail (Tatu Trail - located at the State University of Goiás) and a participatory speech with the aim of popularizing the knowledge of the Cerrado biome. The Genetic Epistemology of Jean Piaget is among the theoretical foundations chosen. The results obtained through the analysis of the questionnaires and the drawings of the students who participated in the trail suggest a change in the environmental perception. Interpretive trails are tools that can be effective in promoting the popularization of the knowledge of the Cerrado biome and its biodiversity since students can experience real experiences.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3276
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de ciências em ambientes não - formais estratégias para popularização da biodiversidade do cerrado.pdf235,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons