DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Peterson Fernando Kepps da-
dc.date.available2021-02-27-
dc.date.available2021-03-04T21:21:44Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3275-
dc.description.abstractThe curriculum has, in its own constitution as a field of study, a conceptual and theoretical richness. Many researchers are dedicated to investigate the educational practice which, in turn, can be understood as the expression of the curriculum. In this way, we aim to analyze the currently concepts of professionals of basic education about school curriculum. To be able to do this, we used Foucaultian Discourse Analysis tools to analyze questionnaires with directors, vice director, supervisors and pedagogical coordinators of public schools located in the south of Rio Grande do Sul. We identify that most teachers relate curriculum to technical conceptions, with contents, disciplines, goals, objectives and evaluation processes. However, it is also possible to perceive a broadening of horizons, in line with broader understandings on curricula given to the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDo retrato da instituição à listagem de conteúdos: o currículo sob o olhar dos professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T21:21:44Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.description.resumoO currículo possui, na sua própria constituição enquanto campo de estudo, uma riqueza conceitual e teórica. Muitos são os estudiosos dedicados a pesquisarem sobre a prática educativa que, por sua vez, pode ser entendida como a própria expressão do currículo. Nesta direção, objetivamos analisar as compreensões de currículo escolar de profissionais da educação básica na atualidade. Para tanto, utilizamos ferramentas da análise de discurso foucaultiana para análise de questionários com diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas situadas no sul do Rio Grande do Sul. Percebemos que grande parte dos investigados vincula currículo a concepções técnicas, alinhadas com conteúdos, disciplinas, metas, objetivos e processos avaliativos. No entanto, é possível perceber também um alargamento de horizontes, tendo em vista a compreensão mais ampla dada ao campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do retrato da instituição à listagem de conteúdos o currículo sob o olhar dos professores.pdf821,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons