DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3275
Título: Do retrato da instituição à listagem de conteúdos: o currículo sob o olhar dos professores
Autor(es): Silva, Peterson Fernando Kepps da
Palavras-chave: Currículo;Educação básica;Ensino
Data do documento: 19-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O currículo possui, na sua própria constituição enquanto campo de estudo, uma riqueza conceitual e teórica. Muitos são os estudiosos dedicados a pesquisarem sobre a prática educativa que, por sua vez, pode ser entendida como a própria expressão do currículo. Nesta direção, objetivamos analisar as compreensões de currículo escolar de profissionais da educação básica na atualidade. Para tanto, utilizamos ferramentas da análise de discurso foucaultiana para análise de questionários com diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas situadas no sul do Rio Grande do Sul. Percebemos que grande parte dos investigados vincula currículo a concepções técnicas, alinhadas com conteúdos, disciplinas, metas, objetivos e processos avaliativos. No entanto, é possível perceber também um alargamento de horizontes, tendo em vista a compreensão mais ampla dada ao campo.
Abstract: The curriculum has, in its own constitution as a field of study, a conceptual and theoretical richness. Many researchers are dedicated to investigate the educational practice which, in turn, can be understood as the expression of the curriculum. In this way, we aim to analyze the currently concepts of professionals of basic education about school curriculum. To be able to do this, we used Foucaultian Discourse Analysis tools to analyze questionnaires with directors, vice director, supervisors and pedagogical coordinators of public schools located in the south of Rio Grande do Sul. We identify that most teachers relate curriculum to technical conceptions, with contents, disciplines, goals, objectives and evaluation processes. However, it is also possible to perceive a broadening of horizons, in line with broader understandings on curricula given to the field.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3275
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do retrato da instituição à listagem de conteúdos o currículo sob o olhar dos professores.pdf821,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons