DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuerra, Leonan-
dc.contributor.authorFanfa, Michele de Souza-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-03-04T21:14:55Z-
dc.date.issued11-11-19-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3273-
dc.description.abstractThe students' previous conceptions are relevant to Science teaching and learning processes. Based on this, this research sought to identify previous knowledge of students of the Final Years of Elementary Education of a rural public school in southern Brazil on the topic of venomous animals, clarifying myths and popular beliefs that involve this subject. Through the proposition of four stories, groups were organized with students in which they should discuss the context and images of each of the problem situations. Additionally, a logbook and conversation circles were used with the research participants. The activities that compose this investigation were analyzed qualitatively and the results obtained showed that the survey of previous knowledge can be the starting point to assist scientific knowledge, allowing students to reflect on their beliefs and practices and their applications in situations in which they are convenient for the students, thus favoring Science Teaching in their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimais peçonhentospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleAnimais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola ruralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T21:14:55Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.description.resumoAs concepções prévias dos alunos são relevantes para os processos de ensino e aprendizagem de Ciências. Tendo isso por base, esta pesquisa buscou identificar os conhecimentos prévios de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola rural da rede pública no sul do Brasil sobre o tema animais peçonhentos, esclarecendo mitos e crendices populares que envolvem este assunto. Por meio da proposição de quatro histórias, organizou-se grupos com os estudantes em que deveriam discutir o contexto e as imagens de cada uma das situações-problema. Adicionalmente, fez-se uso de diário de bordo e rodas de conversa com os participantes da pesquisa. Analisou-se de forma qualitativa as atividades que compõem essa investigação e os resultados obtidos evidenciaram que o levantamento dos conhecimentos prévios podem ser o ponto de partida para auxiliar os conhecimentos científicos permitindo aos alunos reflexões sobre suas crenças e práticas e aplicações destas nas situações em que lhes forem convenientes favorecendo assim o Ensino de Ciências no seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Animais peçonhentos concepções prévias de alunos de uma escola rural.pdf829,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons