DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3273
Título: Animais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola rural
Autor(es): Guerra, Leonan
Fanfa, Michele de Souza
Palavras-chave: Animais peçonhentos;Educação do campo;Ensino Fundamental
Data do documento: 19-Nov- 11
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: As concepções prévias dos alunos são relevantes para os processos de ensino e aprendizagem de Ciências. Tendo isso por base, esta pesquisa buscou identificar os conhecimentos prévios de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola rural da rede pública no sul do Brasil sobre o tema animais peçonhentos, esclarecendo mitos e crendices populares que envolvem este assunto. Por meio da proposição de quatro histórias, organizou-se grupos com os estudantes em que deveriam discutir o contexto e as imagens de cada uma das situações-problema. Adicionalmente, fez-se uso de diário de bordo e rodas de conversa com os participantes da pesquisa. Analisou-se de forma qualitativa as atividades que compõem essa investigação e os resultados obtidos evidenciaram que o levantamento dos conhecimentos prévios podem ser o ponto de partida para auxiliar os conhecimentos científicos permitindo aos alunos reflexões sobre suas crenças e práticas e aplicações destas nas situações em que lhes forem convenientes favorecendo assim o Ensino de Ciências no seu cotidiano.
Abstract: The students' previous conceptions are relevant to Science teaching and learning processes. Based on this, this research sought to identify previous knowledge of students of the Final Years of Elementary Education of a rural public school in southern Brazil on the topic of venomous animals, clarifying myths and popular beliefs that involve this subject. Through the proposition of four stories, groups were organized with students in which they should discuss the context and images of each of the problem situations. Additionally, a logbook and conversation circles were used with the research participants. The activities that compose this investigation were analyzed qualitatively and the results obtained showed that the survey of previous knowledge can be the starting point to assist scientific knowledge, allowing students to reflect on their beliefs and practices and their applications in situations in which they are convenient for the students, thus favoring Science Teaching in their daily lives.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3273
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Animais peçonhentos concepções prévias de alunos de uma escola rural.pdf829,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons