DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3251
Título: Aprendizagem de Potenciação utilizando atividades investigativas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Tefé/AM.
Autor(es): Araújo, Rodrigo Martins
Orientador(es): Soares, Carlos José Ferreira
Palavras-chave: Investigação Matemática, Potenciação e Aprendizagem;Mathematical Research, Empowerment and Learning
Data do documento: 4-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A investigação matemática constitui – se uma Tendência da Educação que consiste em descobrir relações e padrões procurando identificar e comprovar as propriedades e hipóteses levantadas pelo investigador (PONTE, 2003). O mais interessante é que ela instiga o aluno a sair da sua zona de conforto, estimulando-o a interagir e a descobrir formulações de soluções a partir de respostas encontradas, aliás, permite a interação com os colegas e professores da turma. Em se tratando da abordagem desta tendência na aprendizagem do conteúdo de Potenciação, a mesma mostra-se uma importante estratégia metodológica, pois leva o aluno a intuir, conjecturar, experimentar, provar, avaliar, e apresentar o(s) resultado(s) encontrados, reforçando atitudes de autonomia, cooperação e capacidade de comunicação oral e escrita (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006). O diferencial do trabalho com Investigação Matemática é a conexão mútua de todas as etapas das atividades que vão deste o reconhecimento do problema até a avaliação do resultado do raciocínio. Desta forma, é importante explicitar que o aluno tem a responsabilidade de demonstrar iniciativa na busca pela descoberta justificada e os professores não devem apresentar respostas ou caminhos sobre a resolução das atividades. Estudos portugueses (PONTE, 2002) têm mostrado que a realização de investigações matemáticas nas aulas pode contribuir na promoção da aprendizagem dos alunos. Indicam que elas levam os alunos a desenvolver novas capacidades e a adquirir novos conhecimentos. Os alunos apresentam dificuldades no aprendizado desta disciplina e a investigação matemática é uma das metodologias que o professor pode utilizar para amenizar esses problemas que os estudantes encontram no processo de aprendizagem. Mediante o exposto, a presente pesquisa pretende investigar o seguinte problema: Como a Investigação Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental quanto ao conteúdo Potenciação.
Abstract: Mathematical research is an Education Trend that consists of discover relationships and patterns seeking to identify and prove the properties and hypotheses raised by the researcher (PONTE, 2003). The most interesting thing is that it encourages the student to leave his comfort zone, encouraging you to interact and discover solutions formulations from answers found, in fact, allows interaction with classmates and teachers. In terms of addressing this trend in learning the content of Potentiation, it proves to be an important methodological strategy, as it leads the student to intuit, conjecture, experiment, prove, evaluate, and present the result (s) found, reinforcing attitudes of autonomy, cooperation and oral and written communication skills (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006). The differential of working with Mathematical Investigation is the mutual connection of all stages of activities ranging from the recognition of the problem to the assessment of the result of reasoning. Thus, it is important to explain that the student has the responsibility to demonstrate initiative in the search for justified discovery and the Teachers should not provide answers or paths about solving activities. Portuguese studies (PONTE, 2002) have shown that conducting investigations mathematics in class can contribute to promoting student learning. They indicate that they lead students to develop new skills and acquire new knowledge. Students have difficulties in learning this discipline and research mathematics is one of the methodologies that the teacher can use to mitigate these problems that students encounter in the learning process. Based on the above, this research aims to investigate the following problem: How Mathematical Research can contribute to the students' learning process students of a class of the 8th year of Elementary School regarding the Potentiation content.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3251
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons