DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Ocilane dos Santos-
dc.date.available2020-11-09-
dc.date.available2020-12-14T13:53:59Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3225-
dc.description.abstractThe present paper has the objective of performing a sociolinguistic analysis regarding the use of the expression "inside" of the student from the 6th to 9th grade of a school in the municipality of Maui’s, a city in the interior of the state of Amazonas. All sociolinguistic aspects were included, such as grammatical and lexical interlinguistic variables between a formal language and a colloquial language, in which one can frame the expression of the object of study. For example, it was be analyzed whether the use of the expression is locally related or can be found in different places, as well as being a different context. Among the theorists who supported the work, the most relevant were Antunes (2009), who in contextualized grammar - cleaning the dust of simple ideas, talks about the interaction and influence that people exert on each other in communicative exchange; Weinreich, Labov, Herzog, (2006), who report witnessed experiences on variations in different linguistic communities in the work of empirical foundations for a theory of LANGUAGE CHANGE; Bechara (2009), who in Modern Portuguese Grammar, conceptualizes some different types of grammar and the meaning of adverb and adverbial phrase; Azeredo (2010) in Portuguese language under discussion: knowledge and teaching, talks about the language's ability to reinvent itself, to transform itself according to the context; Finally, Ilari and Basso (2014), in our work the Portuguese of us - the language we study and the language we speak, showing a little of the origin and expansion of Portuguese in Brazilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise Sociolinguísticapt_BR
dc.subjectExpressão Coloquialpt_BR
dc.subjectQue Sópt_BR
dc.titleAnálise socioliguística da expressão “que só” na fala de estudantes de uma escola no município de Maués-AMpt_BR
dc.title.alternativeSocioliguistic analysis of the expression “that alone” in the speech of students from a school in the municipality of Maués-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-14T13:53:59Z-
dc.creator.ID706.624.262-20pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, tem por objetivo realizar uma análise sociolinguística a respeito o uso da expressão “que só” dentro do âmbito escolar por discentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Maués, cidade do interior do estado do Amazonas. Foram analisados todos os aspectos sociolinguísticos, como características gramaticais e as variações lexicais interlinguísticas entre a linguagem formal e a linguagem coloquial, na qual se encaixa a expressão do objeto de estudo. Por fim foi analisado se o uso da expressão está relacionado exclusivamente ao local ou pode ser encontrada em diferentes lugares, além de ser aplicada em diversos contextos. Dentre os teóricos que embasaram o trabalho, os de maiores relevâncias foram Antunes (2009), que em Gramática contextualizada - limpando o pó das ideias simples, fala sobre a interação e a influência que as pessoas exercem uma sobre as outras na troca comunicativa; Weinreich, Labov, Herzog, (2006), que relatam experiências presenciadas sobre as variações, em diferentes comunidades linguísticas na obra fundamentos empíricos para uma teoria da MUDANÇA LINGUÍSTICA; Bechara (2009), que em Moderna Gramática Portuguesa, conceitua alguns diferentes tipos de gramática e o significado de advérbio e locução adverbial; Azeredo (2010) em Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino, fala sobre a capacidade da língua em se reinventar, se transformar de acordo com o contexto; por fim, Ilari e Basso (2014), na obra o Português da gente – a língua que estudamos e a língua que falamos, mostrando um pouco da origem e expansão do português no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons