DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3221
Title: A música como instrumento facilitador de letramento no 9° de uma escola pública de Maués
Other Titles: Music as an instrument to facilitate literacy in the 9th of a public school in Maués
Authors: Castro, Ester Guimarães de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Dilce Pio
Keywords: Música;Leitura;Interpretação;Produção Textual
Issue Date: 2-Aug-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Sabemos o quanto a leitura e a escrita são importantes para a vida em sociedade. Contudo, tem se tornado cada vez mais necessário não apenas saber ler e escrever, mas também fazer o uso dessas competências em atividades do dia a dia. Diante do exposto, encontramos no gênero textual música uma forte aliada para o processo de letramento. Isto é, na capacidade que o sujeito desenvolve ao dominar a leitura e a escrita mostrar como este gênero pode ser um instrumento facilitador de letramento em duas turmas do 9º ano de uma Escola Pública no Município de Maués-AM. Para tanto, fundamentou-se em pesquisas bibliográficas utilizando autores como como Solé (1998), Kleiman (2002), Martins (2006), Cosson (2014), Marcuschi (2002), Costa (2002, 2003) entre outros. Por ser uma pesquisa de campo optou-se por uma abordagem qualitativa devido o tipo de investigação apresentar observação e análise da realidade de forma natural, mas ao mesmo tempo complexa e contextualizada. Como resultado da pesquisa fez-se análise de questionários e produção textual dos alunos do 9° ano.
Abstract: We know how important reading and writing are for life in society. Yet, it has become increasingly necessary not only to know how to read and write, but also to make use of these skills in day-to-day activities. In view of the above, we find in the textual music genre a strong ally for the literacy process. That is, in the capacity that the subject develops when mastering the reading and writing show how this genre can be an instrument that facilitates literacy in two 9th grade classes from a Public School in the Municipality of Maués-AM. To this end, it was based on bibliographic research using authors such as Solé (1998), Kleiman (2002), Martins (2006), Cosson (2014), Marcuschi (2002), Costa (2002, 2003) among others. For being a field research We opted for a qualitative approach because the type of investigation presents observation and analysis of reality in a natural way, but at the same time complex and contextualized. As a result of research carried out analysis of questionnaires and textual production of 9th grade students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3221
Appears in Collections:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons