DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3216
Título: O ensino da Porcentagem por meio da Resolução de Problemas na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Rural Maria Eduarda dos Santos.
Autor(es): Silvano, Fábio Mendes
Orientador(es): Frye, Simone Elizabeth Félix
Palavras-chave: Ensino, Jovens e Adultos, Porcentagem;Education, Youth and Adults, Percentage
Data do documento: 3-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos muitas vezes não recebe a atenção necessária, a qual proporcione um ambiente de conhecimento adequado aos alunos para que possam obter uma melhor aprendizagem. Nesse sentido, o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2020 que é constituído pelos dados do Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e outros, aponta que a Educação de Jovens e Adultos no país ainda passa por problemas como a queda de matriculas na EJA de Nível Fundamental que teve uma decaída durante os últimos 10 anos (CRUZ, 2020). Diante disto, esse cenário necessita mudar, uma vez que o estado tem o dever de desenvolver políticas públicas adequadas para essa modalidade, a qual é composta por trabalhadores, mães e pais que buscam um futuro melhor para sua família. Ou seja, esses alunos precisam de uma atenção redobrada, visto que, muitos chegam cansados em suas residências e posteriormente exaustos nas aulas. Tais fatores influenciam na aprendizagem dos alunos, principalmente nas disciplinas que exigem um pouco mais de atenção, como a matemática, sendo considerada por muitos uma disciplina de difícil compreensão. Nesse sentido, com objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos foram surgindo novas metodologias de ensino na matemática, a exemplo disto, cita-se: a Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs, a Etnomatemática, a Transversalidade, a Interdisciplinaridade e a Resolução de Problema dentre outras. Sendo assim, estas podem ser trabalhadas de forma vinculada aos conteúdos matemáticos, como a porcentagem, onde os alunos demonstram dificuldades em assimilar tal tema. Nesse sentido, pode-se pensar que o ensino da Porcentagem mediante a Resolução de Problemas, pode ser uma alternativa capaz de gerar um aprendizado significativo. De fato, uma vez que a resolução de problemas é um tema que 10 necessita que os alunos estejam bem concentrados, é preciso que o professor proporcione aulas diferenciadas para que o aluno venha obter êxito na resolução das situações propostas aos mesmos. Diante do exposto podemos fazer o seguinte questionamento: Quais as contribuições da Resolução de Problema na aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos quanto ao conteúdo Porcentagem?
Abstract: Youth and Adult Education often does not receive the attention necessary, which provides an adequate knowledge environment for students so they can get better learning. In this sense, the Brazilian Yearbook of Basic Education 2020, which is consisting of data from the Ministry of Education (MEC), National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) and others, points out that the Youth and Adult Education in the country is still experiencing problems such as the drop in enrollment in the EJA of Fundamental Level that had a decline during the last 10 years (CRUZ, 2020). In view of this, this scenario needs to change, since the state has the duty to develop appropriate public policies for this modality, which is composed of workers, mothers and fathers who seek a better future for their family. That is, these students need extra attention, since, many arrive tired at home and later exhausted in class. Such factors influence students' learning, especially in disciplines that require a little more attention, such as mathematics, being considered by many to be a difficult discipline to understand. In this sense, in order to facilitate student learning, emerging new teaching methodologies in mathematics, as an example of this, we quote: Information and Communication Technology - ICTs, Ethnomathematics, Transversality, Interdisciplinarity and Problem Solving among others. Therefore, these can be worked in a way linked to the contents mathematics, such as the percentage, where students demonstrate difficulties in assimilate such a theme. In this sense, it can be thought that teaching Percentage through the Problem Solving, can be an alternative capable of generating learning significant. In fact, since problem solving is a topic that 10 needs students to be well focused, it is necessary that the teacher provide differentiated classes for the student to succeed in solving situations proposed to them. In view of the above, we can ask the following question: What are the contributions of Problem Solving in the learning of Education students of Youth and Adults regarding the content Percentage?
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3216
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons