DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3212
Título: A importância da leitura literária nas aulas de língua portuguesa dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Maués
Título(s) alternativo(s): The importance of literary reading in Portuguese language classes for elementary school students in a public school in Maués
Autor(es): Menezes, Erlene Rodrigues de
Orientador(es): Cardoso, Maria Celeste de Souza
Palavras-chave: Leitura literária;Língua Portuguesa;Ensino Fundamental;Escola
Data do documento: 2-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: As práticas de leituras literárias devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O presente trabalho teve como objetivo investigar de que forma a leitura literária está sendo trabalhada nas aulas de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental. Há um grande déficit no desenvolvimento da leitura literária nas séries do Ensino Fundamental, por decorrência de alguns fatores: seguir as propostas pedagógicas, falta de criatividade do corpo docente e aulas monótonas. Geralmente, textos de gêneros literários são de fato trabalhados no Ensino Médio, entretanto, os alunos acabam adquirindo dificuldades em interpretar um texto literário, isso prevalece por não terem o hábito de ler. A atividade de leitura na escola não deve limitar-se à sala de aula. Deve ir além, abrir portas, apontar caminhos, desenvolver leitores, novas formas de ler, novas leituras. A partir do momento em que o aluno dá sentido àquilo que está lendo e encontra um objetivo em sua leitura, este descobrirá o quanto é gostoso ler, mesmo dentro do ambiente escolar. Os autores que embasaram a pesquisa foram Carvalho (2015), Nóbrega (2014) e Batista (2016). A metodologia adotada neste trabalho inicia com a pesquisa qualitativa, pois procura-se entender os motivos de a leitura literária não ser explanada do ensino fundamental, outros métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a de campo, além de técnicas como questionários e entrevistas, respectivamente, com alunos e professores. Os dados adquiridos são apresentados em tabelas, onde é feita uma comparação, afim de entender tanto a visão do aluno quanto do professor.
Abstract: Literary reading practices should be tried from elementary school through high school. The present work aimed to investigate how literary reading is being worked on in Portuguese language classes of elementary school students. There is a large deficit in the development of literary reading in the grades of elementary school, due to some factors: following the pedagogical proposals, lack of creativity of the faculty and monotonous classes. Generally, texts of literary genres are actually worked in high school, however, students end up having difficulty interpreting a literary text, this prevails because they do not have the habit of reading. Reading activity at school should not be limited to the classroom. It must go further, open doors, point paths, develop readers, new ways of reading, new readings. From the moment the student makes sense of what he is reading and finds a purpose in his reading, he will discover how much it is enjoyable to read, even within the school environment. The authors who supported the research were Carvalho (2015), Nóbrega (2014) and Batista (2016). The methodology adopted in this work begins with qualitative research, as it seeks to understand the reasons why literary reading is not explained in elementary school, other methods used were bibliographic and field research, as well as techniques such as questionnaires and interviews, respectively, with students and teachers. The acquired data are presented in tables, where a comparison is made, in order to understand both the student and the teacher's view.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3212
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons