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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3168
Título: Descrição da investigação de reclamação de mercado em uma indústria farmacêutica brasileira de medicamentos sólidos
Título(s) alternativo(s): Description of the investigation of a market complaint in a Brazilian pharmaceutical industry of solid medicines
Autor(es): Celani, Juliana Trindade
Orientador(es): Oliveira, Hugo Valério Corrêa de
Palavras-chave: Qualidade;Empresa;Mercado
Data do documento: 15-Out-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Com o aumento da produção e do comércio de produtos de saúde no mercado mundial ficou evidente que era necessário, na mesma proporção, intensificar as regulamentações por parte doEstado, e a Indústria Farmacêutica passou a se preocupar com um ponto chave de seu funcionamento: a qualidade de seus produtos.No entanto, mesmo com tantos cuidados, desvios da qualidade podem surgir. As reclamações de mercado são desvios que passam por todo sistema de controle de qualidade e acabam chegando ao consumidor.Nesse caso éimportantepara a empresa demonstrar que se importa e que vai solucionar o problema do cliente. Além disso, a RDC/ANVISA no301de 2019exige que investigações sejam realizadas e medidas apropriadas sejam adotadas. Por este motivo, o presente estudo objetivou descrever o processo de investigação de reclamação de mercado e seu impacto na qualidade dos produtos em uma indústria farmacêutica de medicamentos sólidos, no Brasil.Este foi um estudo observacional descritivorealizado através de uma coleta de dados no setor da garantia da qualidade da empresa. A partir dos dados apresentados, conclui-se que houve diminuição do número de RM ́s ao longo do ano de 2019, não se podendo excluir a interferência das ferramentas de qualidade nesse processo. Sugere-se que as RM ́s recebidas gerem potenciais melhorias nos processos de produção de novos medicamentos, no entanto, visto que existem outros fatores a serem considerados, há necessidade de mais estudos relacionados às RM ́s x processos de melhorias de qualidade
Abstract: With the increase in the production and trade of health products on the world market, it became evident that it was necessary, in the same proportion, to intensify as regulations by the State, and the Pharmaceutical Industry started to be concerned with a key point of its operation: the quality of its products. However, even with so much care, deviations in quality can arise. Market complaints are deviations that go through the entire quality control system and end up reaching the consumer. In this case, itis important for the company to demonstrate that it cares and that it will solve the customer's problem. In addition, RDC / ANVISA No. 301 of 2019 requires that investigations be carried out and appropriate measures taken. For this reason, the present study aimed to describe the market recovery investigation process and its impact on the quality of products in a solid drug pharmaceutical industry in Brazil. This was a descriptive observational study conducted through data collection in the company's quality assurance sector. From the data provided, it is concluded that there was a decrease in the number of RM's throughout 2019, and the interference of quality tools in this process cannot be excluded. It is suggested that those received from RM generate potential improvements in the production processes of new drugs, however, since there are other factors to consider, there is a need for further studies related to RM's x quality improvement processes
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3168
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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