DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3160
Título: Cartilha de análise: seminários de análise na reta
Autor(es): Carvalho, Josimauro Borges de
Pereira, Jhonny Oliveira
Cunha, Francisco Érison Cardoso da
Damasceno, Elcimar Arante
Gomes, Ismael Quirino
Mangabeira, Alisson Athos Rodrigues
Pereira, Alison Thaylo dos Santos
Gomes, Rodrigo Coelho
Palavras-chave: Conjunto numérico;Matemática;Reta
Data do documento: 20-Set-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Não se trata de um livro, este texto foi escrito a partir das notas e rabiscos de seminários e apresentações de o cinas realizadas pelos estudantes do curso e matem atica da UEA de Tefé e de Eirunepé, durante a execução do projeto de produtividade intitulado "Tópicos de Análise: Números reais e topologia na reta"que ocorreu entre os meses de mar co de 2018 e fevereiro de 2020 sob a coordenação do professor Josimauro Borges e a participação direta dos estudantes Jhonny Oliveira, Érison Cardoso, ambos acadêmicos do curso de matemática de Eirunepé, dos acadêmicos Alisson Athos, Alison Taylo, Rodrigo Meza, Ismael Quirino e Elcimar Arante, estes são acadêmicos do curso de Matemática do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST. O projeto teve carga horária total de 144 horas distribuídas em 6 horas por mês. Há alguns questionamentos a serem esclarecidos: i) Que conjuntos são considerados como corpos ii) Será que existem dois corpos ordenados completos, ou o conjunto dos números reais é único com essas propriedades? E, iii) Vale a recíproca do teorema de Borel-Lebesgue? Na parte mal falamos brevemente sobre alguns espaços importantes no meio matemático. O texto tem caráter elementar pelo fato de que, a princípio, os resultados terem sidos escritos para acadêmicos iniciantes do curso de matemática, embora, se estendesse também aos que pretendem ingressar nos cursos de pós-graduação, visto que esse tema é cobrado na realização dos exames de ingresso em tais cursos. O objetivo é facilitar a compreensão de alguns temas abordados na disciplina de Análise Matemática para licenciatura e Álgebra Linear. O material está disponível na biblioteca de Tefé e de Eirunepé.
Abstract: This is not a book, this text was written from the notes and doodles of seminars and presentations by students of the course and mathematics of UEA Tefé and Eirunepé, during the execution of the productivity project entitled "Topics of Analysis: Real numbers and topology on the line "that occurred between the months of March 2018 and February 2020 under the coordination of Professor Josimauro Borges and participation the students Jhonny Oliveira, Érison Cardoso, both academics from the mathematics by Eirunepé, by academics Alisson Athos, Alison Taylo, Rodrigo Meza, Ismael Quirino and Elcimar Arante, these are students of the Mathematics course at the Centro of Higher Studies of Tefé- CEST. The project had a total workload of 144 hours distributed over 6 hours per month. There are some questions to be clarified: i) Which sets are considered as bodies ii) Are there two ordered bodies complete, or is the set of real numbers unique with these properties? And, iii) Worth reciprocal of the Borel-Lebesgue theorem? In the part we barely spoke briefly about some important spaces in the mathematical environment. The text has an elementary character because it that, at first, the results have been written for academics beginning the mathematics, although, it also extended to those who intend to enter the courses of post-graduation, since this theme is charged in the entrance exams in such courses. The objective is to facilitate the understanding of some topics covered in the discipline of Mathematical Analysis for undergraduate and Linear Algebra. The material is available at library of Tefé and Eirunepé.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3160
Aparece nas coleções:Livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cartilha de análise_seminários de análise na reta_josimauro.pdf410,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons