DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3142
Título: As Narrativas na Educação de jovens e adultos: o que dizem os estudantes sobre as metodologias aplicadas no 2º segmento na modalidade de educação de jovens e adultos numa escola pública do Município de Tefé?
Autor(es): Soares, Nayandra Fernandes
Orientador(es): Bezerra. , Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
Palavras-chave: Narrativas. Metodologia. EJA.;Narratives. Methodology. EJA.
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente artigo tem como temática “As narrativas na Educação de Jovens e Adultos: o que dizem os estudantes sobre as metodologias aplicadas no 2° segmento na modalidade de educação de jovens e adultos numa escola pública do município de Tefé”. Trata-se de um trabalho de Conclusão de Curso-TCC, que tem como objetivo geral analisar, através das narrativas, as percepções dos estudantes sobre as metodologias utilizadas na sala de aula e sua contribuição (ou não) para uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento da pesquisa definimos como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa. Algumas ferramentas metodológicas foram necessárias para concretizar a pesquisa de abordagem qualitativa, foram elas: levantamento bibliográfico, observação participante, questionários e a elaboração de narrativas pelos estudantes, tendo como foco as metodologias aplicadas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Desse modo, foram indispensáveis leituras de autores como Freire (1996), Soares (2011), Gadotti (1996) entre outros, que discutem como os sujeitos da EJA devem ser alfabetizados, para então serem cidadãos letrados e reflexivos em uma sociedade fragmentada cheias de preconceitos e de desigualdade. Após os estudos dos teóricos feitos, as narrativas autobiográficas fizeram com que o educando expressasse de forma espontânea e sincera, sua avaliação sobre o processo de ensino e aprendizagem dessa modalidade, oportunizando, assim, a reflexão sobre a prática pedagógica do professor, de maneira que possibilite ao aluno aprender de uma forma significativa e motivá-los a não abandonarem a sala de aula. Os resultados finais mostraram que as metodologias aplicadas pelas professoras, para alguns alunos são boas e para outros não. Desse modo, através da rememoração foi possível perceber as contribuições que essas metodologias trazem para esses educandos.
Abstract: This article has the theme “Narratives in Youth and Adult Education: what students say about the methodologies applied in the 2nd segment in the modality of education of young people and adults in a public school in the municipality of Tefé ”. It is a Final Course-TCC work, which has the general objective of analyzing, through the narratives, students' perceptions of the methodologies used in the classroom and their contribution (or not) to meaningful learning. For the development of research we define as qualitative procedures the qualitative approach. Some methodological tools were necessary to carry out the research of approach qualitative, they were: bibliographic survey, participant observation, questionnaires and elaboration of narratives by the students, focusing on the methodologies applied in the Youth and Adult Education modality. Thus, readings of authors such as Freire (1996), Soares (2011), Gadotti (1996) among others, who discuss how EJA subjects must be literate, so they can be literate and reflective citizens in a fragmented society full of prejudices and inequality. After studies theoretical theorists, autobiographical narratives made the student express spontaneous and sincere way, your assessment of the teaching and learning process of this modality, thus allowing the reflection on the pedagogical practice of the teacher, in way that allows the student to learn in a meaningful way and motivate them not to leave the classroom. The final results showed that the methodologies applied by teachers, for some students they are good and for others they are not. Thus, through the recall it was possible to perceive the contributions that these methodologies bring to these students
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3142
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons