DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3136
Title: Uma engenharia didática para favorecer a aprendizagem matemática a partir de atividades de educação financeira
Other Titles: Didactic engineering to promote mathematical learning from financial education activities
Authors: Souza, Elton Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fatima Maia da
Keywords: Sequência Didática;Educação Financeira.;Aprendizagem matemática.
Issue Date: 28-Nov-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como enfoque a aprendizagem matemática de cálculo de porcentagem de acréscimo e de decréscimo simples a partir de atividades de Educação Financeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e está voltada para a perspectiva da metodologia da Engenharia Didática. Foi desenvolvido em uma escola estadual no município de Parintins/AM e tem como objetivo geral analisar em que aspectos uma Engenharia Didática favorece a aprendizagem matemática de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a partir de atividade de Educação Financeira. Os resultados apresentados são oriundos das análises dos dados obtidos por meio de um questionário do tipo aberto e da observação sistemática segundo Gil (2008). E possibilitou enfatizar que uma Sequência Didática não é feita aleatoriamente e nem apenas seguindo o roteiro de um livro didático, pois para sua eficácia é necessário antes de tudo, conhecermos a realidade onde as situações de ensino, situações didáticas, serão desenvolvidas.
Abstract: This paper focuses on mathematical learning of calculating percentage of increase and simple decrease from Financial Education activities. The research is qualitative in nature and is focused on the didactic engineering methodology perspective. It was developed in a state school in the city of Parintins / AM and its general objective is to analyze in what aspects a Didactic Engineering favors the mathematical learning of 7th grade students from the Financial Education activity. The results presented come from the analysis of data obtained through an open type questionnaire and systematic observation according to Gil (2008). And it made possible to emphasize that a Didactic Sequence is not done randomly and not just following the script of a textbook, because for its effectiveness it is necessary first of all, to know the reality where the teaching situations, didactic situations, will be developed.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3136
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons