DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3130
Título: Ensinando as quatro operações básicas da matemática no ensino médio, usando o aplicativo VLIBRAS
Título(s) alternativo(s): Teaching the four basic operations of mathematics in high school, using the VLIBRAS app
Autor(es): Castro, Taniely Maria Lima de
Orientador(es): Rodrigues, Alessessandre Roque Garcia
Palavras-chave: Matemática;LIBRAS;VLibras;Interação;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 14-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho expõe uma pesquisa com o tema “Ensinando as Quatro Operações Básicas da Matemática no Ensino Médio, Usando o Aplicativo VLibras” em virtude das dificuldades que são encontradas no cotidiano de alunos surdos nas escolas objetivou-se capacitar os alunos ouvintes e surdos, de uma escola de ensino médio do município de Itacoatiara, a aprender LIBRAS aplicada ao ensino da Matemática nas quatro operações básicas, tendo como auxílio a ferramenta educacional VLibras, buscando alcançar os seus objetivos específicos, verificar o grau de conhecimento dos conteúdos educacionais das quatro operações básicas da matemática em LIBRAS; apresentar o VLibras como uma ferramenta de auxílio na prática pedagógica de ensino na tradução e interpretação da LIBRAS e aperfeiçoar o uso do aplicativo VLibras através dos Smartphones, Tablets ou Computadores para que os alunos ouvintes consigam expressar de forma adequada nas operações básicas da matemática em LIBRAS. Esta pesquisa mostrou que a tecnologia pode contribuir de maneira positiva para a educação com o aplicativo VLibras que oportunizou a melhoria na comunicação do aluno surdo e no uso como ferramenta pedagógica para os professores no ambiente escolar, direcionado para os alunos do 1º ano do ensino médio o ensino-aprendizado e na integração do aluno surdo.
Abstract: This work presents a research on the theme "Teaching the Four Basic Operations of Mathematics in High School, Using the VLibras Application" because of the difficulties that are found in the daily life of deaf students in schools. The objective was to train the hearing and deaf students in a high school in the municipality of Itacoatiara, to learn LIBRAS applied to the teaching of Mathematics in the four basic operations, with the help of the VLibras educational tool, in order to reach its specific objectives, to verify the degree of knowledge of the educational contents of the four basic operations of mathematics in LIBRAS; present the VLibras as an aid tool in teaching pedagogical practice in translating and interpreting LIBRAS and improving the use of the VLibras application through Smartphones, Tablets or Computers so that the listening students can adequately express in the basic operations of mathematics in LIBRAS . This research showed that technology can contribute in a positive way to education with the VLibras application that made possible the improvement in the communication of the deaf student and in the use as pedagogical tool for teachers in the school environment, directed to the students of the 1st year of high school teaching-learning and integration of the deaf student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3130
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensinando as quatro operações básicas da matemática no ensino médio, usando o aplicativo VLIBRAS.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons