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Título: O uso do jogo de xadrez como ferramenta auxiliar no ensino de potenciação: um estudo de caso com a turma 2018 de Licenciatura em Computação do CESIT/UEA
Título(s) alternativo(s): The use of the chess game as an auxiliary tool in teaching empowerment: a case study with the CESIT / UEA Class of 2018 in Computer Science
Autor(es): Lima, Luís Paulo da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Alessessandre Roque Garcia
Palavras-chave: Jogo de Xadrez;Ensino de Potenciação;Ensino Superior
Data do documento: 14-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho, que tem como tema “O Uso do Jogo de Xadrez Como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Potenciação: Um Estudo de Caso Com a Turma 2018 de Licenciatura em Computação do CESIT-UEA”, surgiu da problemática do ensino-aprendizagem de matemática, onde, num levantamento feito junto a secretaria do CESIT constatou-se que nas últimas três vezes que a disciplina “Matemática Básica” foi oferecida no curso de Licenciatura em Computação, apenas três alunos foram aprovados, de um total de 132 matrículas nas três oportunidades. Neste contexto do ensino superior, analisou-se como o jogo de xadrez pode ajudar a melhorar o ensino de potenciação. A aplicação foi feita com 09 alunos voluntários da turma 2018 de Licenciatura em Computação, onde o conteúdo de potência foi ensinado através das características do tabuleiro e da lenda de surgimento do jogo de xadrez. Antes da aula, os alunos responderam a um pré-teste, contendo 14 questões sobre potenciação, sendo 8 questões não contextualizadas e 6 questões contextualizadas. Durante a aula, utilizou-se o projetor multimídia, música (paródia) e algumas adaptações do jogo de xadrez, para que os alunos conseguissem formar o conceito de base e expoente e as propriedades da potenciação. Ao final da aplicação, os alunos responderam ao pós-teste, com o mesmo número de questões do pré-teste e responderam também a um questionário sobre a metodologia utilizada para ensiná-los potenciação, para que os dados quantitativos de pré e pós teste pudessem ser analisados em relação ao uso dos jogos. Os resultados obtidos mostram uma melhora na mediana de acertos, que subiu de 42,85 pontos no pré-teste para 71,42 pontos no pós-teste, numa escala de zero a cem pontos. Com isso, há indícios de que o jogo de xadrez pode ser utilizado no ensino de potenciação e que assim como o desempenho ruim dos alunos em matemática é ocasionado por muitos outros fatores, sugerimos que a solução passa também pela utilização de recursos pedagógicos diferentes, que aproximem o aluno do conteúdo e o conteúdo da realidade, respeitando sempre a maneira particular de raciocínio de cada aluno.
Abstract: The present work, which has as its theme "The Use of the Chess Game as an Auxiliary Tool in Teaching Empowerment: A Case Study with the CESIT-UEA Class of 2018 Degree in Computing", arose from the problematic of teaching-learning mathematics , where, in a survey carried out with the CESIT secretariat, it was found that in the last three times that the subject "Basic Mathematics" was offered in the Licentiate course in Computing, only three students were approved, out of a total of 132 enrollments in the three opportunities . In this context of higher education, it was analyzed how the game of chess can help to improve the teaching of empowerment. The application was made with 09 volunteer students from the 2018 Class of Computing Degree, where power content was taught through the characteristics of the chessboard and the legend of the emergence of the game of chess. Before the class, the students answered a pre-test, containing 14 questions about empowerment, being 8 questions not contextualized and 6 contextualized questions. During the lesson, the multimedia projector, music (parody) and some adaptations of the game of chess were used, so that the students could form the concept of base and exponent and the properties of the potentiation. At the end of the application, the students answered the post-test, with the same number of pre-test questions, and also answered a questionnaire about the methodology used to teach them potentiation, so that the pre- and post-test quantitative data could be analyzed in relation to the use of the games. The results obtained show an improvement in the median of hits, which rose from 42.85 points in the pre-test to 71.42 points in the post-test, on a scale of zero to one hundred points. With this, there are indications that the game of chess can be used in the teaching of potentiation and that just as the poor performance of students in mathematics is caused by many other factors, we suggest that the solution also involves the use of different pedagogical resources, which approach the student to the content and content of reality, always respecting each student's particular way of thinking.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3129
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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