DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3124
Título: O uso do aplicativo Hand Talk como auxílio no ensino-aprendizagem das figuras geométricas planas em libras
Título(s) alternativo(s): The use of the Hand Talk application as an aid in teaching and learning of flat geometric figures in pounds
Autor(es): Amazonas , Elineth Martins
Orientador(es): Rodrigues, Alessessandre Roque Garcia
Palavras-chave: Geometria;Libras;Hand Talk;Interação;Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 1-Jul-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa com o Tema: “O Uso do Aplicativo Hand Talk como Auxilio no Ensino da Aprendizagem das Figuras Geométricas Planas em LIBRAS”, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental, realizada em uma Escola Municipal no município de Itacoatiara. Objetivou-se em: mensurar a usabilidade do aplicativo Hand Talk com alunos ouvintes e surdos do 4º ano do ensino fundamental I para o ensino do alfabeto manual, sinais básicos e as sinalizações das figuras Geométricas Planas, quanto a sua potencialidade na aprendizagem utilizando da LIBRAS. Buscando através desta pesquisa atingir respostas para os objetivos específicos: identificar as dificuldades de aprendizagem em sinais básicos entre os alunos e as sinalizações das figuras geométricas básicas planas em LIBRAS; promover a interação na sala de aula com alunos ouvintes e surdos, como auxílio do aplicativo Hand Talk utilizando a LIBRAS e verificar a contribuição do aplicativo Hand Talk como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem para o ensino do alfabeto, os sinais básicos e sinalização das figuras geométricas planas. Na maneira cuidadosa, foram pesquisados trabalhos de nível superior, por apresentar assuntos relacionados e embasamentos teóricos sendo primordiais para a elaboração deste trabalho de acordo com o tema proposto. Apresentando para alunos e professoras que o uso desse aplicativo pode servir como auxilio na comunicação e interação dos indivíduos no ambiente educacional. A referida pesquisa utilizou os métodos qualitativos e a observação participativa, para conseguir seus objetivos. Para a coleta de dados realizou-se questionários, atividades, observações participativas, registros fotográficos e conversas com as professoras foram fundamentais para os resultados deste estudo. Ao final desta pesquisa, que os recursos tecnológicos possam contribuir de forma significa na educação, principalmente dos aplicativos que pode traduzir em LIBRAS conteúdos abordados na sala de aula onde possui alunos surdos que eram excluídos passando a serem incluídos na dinâmica da aula.
Abstract: The present work presents a research with the theme: "The Use of the Hand Talk Application as an Aid in the Teaching of the Learning of Flat Geometric Figures in LIBRAS", in the class of the 4th year of Elementary School, held in a Municipal School in the municipality of Itacoatiara. The aim of this study was to measure the usability of the Hand Talk application with hearing and deaf students of the 4th year of elementary school I to teach the manual alphabet, basic signs and signaling of the Geometric Planes figures, as to their learning potential using LIBRAS. Seeking through the project to achieve answers to the specific objectives: to identify the difficulties of learning in basic signs among students and the signs of basic geometric figures in LIBRAS; to promote classroom interaction with hearing and deaf students as an aid to the Hand Talk application using the LIBRAS and to verify the contribution of the Hand Talk application as an educational tool in the teaching and learning process for teaching the alphabet, basic signs and signaling of the flat geometrical figures. In a careful way, higher level studies were searched for related subjects and theoretical underpinnings, being essential for the elaboration of this work according to the proposed theme. Introducing to students and teachers that the use of this application can serve as an aid in the communication and interaction of individuals in the educational environment. This research used qualitative methods and participatory observation to achieve its objectives. To collect data, questionnaires, activities, participatory observations, photographic records were carried out and conversations with the teachers were fundamental to the results of this study. At the end of this research, that technological resources can contribute in a significant way in education, especially of the applications that can translate in LIBRAS content addressed in the classroom where deaf students were excluded that were included in the dynamics of the class.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3124
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do aplicativo Hand Talk como auxílio no ensino-aprendizagem das figuras geométricas planas em libras.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons