DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3123
Título: As contribuições da utilização dos recursos educacionais abertos nas práticas acadêmicas no curso de Licenciatura em Computação
Título(s) alternativo(s): The contributions of using open educational resources in academic practices in the Computer Science course
Autor(es): Costa, Deysila Beatriz Pinto da
Orientador(es): Barbosa, Luiz Sérgio de Oliveira
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos;Licenças Abertas;Ciclo de vida REA
Data do documento: 1-Jul-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho busca relatar quais as contribuições da utilização dos Recursos Educacionais Abertos nas práticas acadêmicas no curso de licenciatura em computação, com alunos da disciplina de Filosofia da Educação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara. Tem como objetivo verificar de que forma os Recursos Educacionais Abertos podem contribuir nas atividades acadêmicas no Curso de Licenciatura em Computação, por meio da análise do uso dos Recursos Educacionais Abertos e conhecer quais as contribuições no processo de formação dos acadêmicos com a utilização desses recursos. Com isso foi proposto novos métodos de produção e publicação de conteúdo educacional de qualidade no repositório EduCapes, para que possam pesquisar e produzir seus materiais aprimorando juntos com seus conhecimentos, utilizando ferramentas abertas (livres) para que possa ser modificado facilmente sem restrições e a utilização de licenças abertas essenciais na produção desses materiais, de maneira que possa vir contribuir nos seus aprendizados mediante a utilização desse método de ensino e aprendizagem no qual esse recurso promove o acesso à informação e a divulgação, mas sobretudo da construção de saberes que podem ser compartilhadas com outros. Foi realizada a pesquisa qualitativa-quantitativa com abordagem descritiva e observação participativa. As informações coletadas foram feitas por meio de dois questionários semiabertos, um questionário adaptado de Cacho (2015) e outro questionário de opinião a fim de obter um feedback da aplicação. Portanto, com a análise coletada, os resultados obtidos com o uso dos Recursos Educacionais Abertos possibilitaram relatar que a sua utilização nas práticas acadêmicas proporciona maior qualidade no ensino e aprendizagem ampliando e enriquecendo os mesmos.
Abstract: The present work seeks to report on the contributions of the use of the Open Educational Resources in the academic practices in the licentiate course in computation, with students of the discipline of Philosophy of Education of the Center of Higher Studies of Itacoatiara. It aims to verify how the Open Educational Resources can contribute in the academic activities in the Course of Licenciatura in Computing, through the analysis of the use of the Open Educational Resources and to know which contributions in the training process of the academics with the use of these resources. With this, it was proposed new methods of production and publication of quality educational content in the EduCapes repository, so that they can research and produce their materials improving together with their knowledge, utilized open (free) tools so that it can be modified easily without restrictions and the use of open licenses essential in the production of these materials, so that it can contribute to their learning through the use of this method of teaching and learning in which this resource promotes the access to information and dissemination, but above all the construction of knowledge that can be shared with others. Qualitative-quantitative research was carried out with a descriptive approach and participatory observation. The information collected was made through two semi-open questionnaires, a questionnaire adapted from Cacho (2015) and another opinion questionnaire in order to obtain feedback from the application. Through the analysis collected, the results obtained with the use of the Open Educational Resources made it possible to report that its use in academic practices provides greater quality in teaching and learning by expanding and enriching them.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3123
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons