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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3104
Título: | Pra que eu estudo isso? Percepção dos licenciandos em matemática do CESP sobre máximos e mínimos |
Título(s) alternativo(s): | What do I study this for? Perception of CESP students in mathematics on maximums and minimums |
Autor(es): | Maia, Karolaine Lacerda |
Orientador(es): | Costa, Lucélida de Fatima Maia da |
Palavras-chave: | Percepção Matemática;Ensino de Cálculo;Máximos e Mínimos |
Data do documento: | 27-Nov-2019 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Resumo: | A presente pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva, e apresenta como objetivo geral compreender a percepção dos licenciandos em matemática do CESP/UEA sobre máximos e mínimos, e suas relações com a matemática ensinada na Educação Básica. Visando alcançar tal objetivo, utilizamos os respectivos procedimentos metodológicos: análise de PPC, análise de livros de Cálculo disponíveis na biblioteca do CESP e aplicação de um questionário misto. Quanto aos resultados, percebemos que o contexto apresentado pelos licenciandos ocorre de forma disciplinar, descontextualizada e fragmentada. Nos livros identificamos que a forma como o conteúdo de máximos e mínimos é apresentado reflete diretamente nas práticas de ensino: definição, exemplificação e resolução de exercícios como apontados pelos sujeitos da pesquisa, e realizamos uma breve amostra de relações entre o estudo de máximos e mínimos da licenciatura com os conteúdos abordados na Educação Básica a partir do que encontramos nos livros. |
Abstract: | This research is qualitative and descriptive in nature, and its general objective is to understand the perception of the undergraduates in mathematics at CESP / UEA about maximums and minimums, and their relationship with mathematics taught in basic education. In order to achieve this goal, we used the respective methodological procedures: PPC analysis, analysis of Calculation books available at CESP library and application of a mixed questionnaire. As for the results, we realize that the context presented by the undergraduates occurs in a disciplinary, decontextualized and fragmented way. In the books we identified that the way the maximum and minimum content is presented reflects directly in the teaching practices: definition, exemplification and resolution of exercises as pointed out by the research subjects, and we make a brief sample of relationships between the study of maximum and minimum. of the degree with the contents covered in the Basic Education from what we find in the books. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3104 |
Aparece nas coleções: | TMP-2019 |
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