DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3098
Título: O cocar como contexto no processo de ensino aprendizagem geométrico no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Headdress as context in the teaching process geometric learning in elementary school
Autor(es): Cruz, Julianne de Oliveira
Orientador(es): Araújo, Clodoaldo Pires
Palavras-chave: Cocar;Noções Matemáticas;Ensino de Matemática
Data do documento: 28-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Com o intuito de compreender as noções matemáticas mobilizadas na confecção do cocar, analisando como a construção do cocar do Festival Folclórico de Parintins pode se tornar um contexto no processo de ensino aprendizagem geométrico no Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa qualitativa, com a colaboração de três sujeitos. Para a construção dos dados, utilizamos a observação sistemática; entrevistas semiestruturadas; registro em áudio e registro fotográfico. Para a análise dos dados utilizamos o método de triangulação. Os resultados indicam que para ensinar uma matemática significativa e com sentido deve-se olhar para a própria realidade e perceber nas atividades sociais a mobilização de noções matemáticas que podem auxiliar o professor que ensina matemática, como no caso da confecção de cocar, no ensino aprendizagem geométrico no Ensino Fundamental.
Abstract: In order to understand the mathematical notions mobilized in the making of headdress, analyzing how the construction of the headdress of the Parintins Folk Festival can become a context in the teaching process geometric learning in Elementary School, we conducted a qualitative research, with the collaboration of three subjects. For the construction of data, we use systematic observation; semi-structured interviews; audio record and photographic record. For data analysis we used the triangulation method. The results indicate that to teach meaningful and meaningful mathematics one must look at one's own reality and perceive in social activities the mobilization of mathematical notions that can help the teacher who teaches mathematics, as in the case of making headdress, in teaching learning. geometric education in elementary school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3098
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O cocar como contexto no processo de ensino aprendizagem geométrico no ensino fundamental.pdf527,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons