DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, João Carlos Leal-
dc.contributor.authorBueno, Fabrício Ribeiro-
dc.contributor.authorCosta, Cristiano Aparecido da-
dc.contributor.authorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:35:59Z-
dc.date.issued2012-08-11-
dc.identifier.citationBARBOSA-LIMA, M.C., QUEIROZ, G., SANTIAGO, R. Ciência e Arte: Vermeer, Huygens e Leewehoek. Física na Escola. v. 8. n.2. 2007. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 13. ed. Campinas: Papirus Editora, 1994. GOTO, M. Física e Música em Consonância. Rev. Bras. Ens. Fis. v.31. n.2. p. 2307.1-2307.8. 2009. HAZEN, R. M. Física Viva. v. 2, Rio de Janeiro: LTC, 2006. HINRICHSEN, H. Entropy-based tuning of musical instruments. Rev. Bras. Ens. Fis. v. 34. n. 2, p. 2301, 2012. HÜMMELGEN, I. A. O clarinete – uma introdução à análise Física do instrumento. Cad. Cat. Ens. Fis. v.13. n.2. p.139-153, 1996. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 111 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.101-111 | ago-dez | 2012 KRUMMENAUER, W. L., et al. O uso de instrumentos musicais como ferramenta motivadora para o ensino de acústica no ensino médio. Física na Escola. v.10. n.2, 2009. LEHRER, J. The future of science... is art? Disponível em: <Seedmagazine.com>. Acesso em: 16 jan.2008. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 3. ed. Edgard Blücher. São Paulo. 1997. OLIVEIRA, I. M.; FERREIRA, L. G. S.; Santos, E. C; Ensino de Ciências: Uma Proposta para Utilizar Experimentação no Ensino Fundamental. Revista Arete. Manaus, v. 3, no 5, 2010. POMBO, O. Interdisciplinaridade: Conceitos, problemas e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v. 1, no 30, 2004. RESNICK, R., HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física 2. Rio de Janeiro: LTC, 2003. ROCHA, J.F.M. (org.). Origens e evolução das ideias da Física. Salvador: EDUFBA. p. 21-36.2002 ROEDERER, J. G. Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp, 2002. ROSSING, T. D. The Science of Sound. EUA: Addison-Wesley, 1990. SEARS, F., ZEMANSKY, M.W., YOUNG, HD. Física. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 1984. TIPLER, P. A., Física Para Cientistas e Engenheiros. v. 3. Rio de Janeiro: LTC, 1995. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Instituto de Física. Experimentoteca. Disponível em: <www.fis.unb.br>. Acesso em: 12 ago. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3094-
dc.description.abstractThis paper shows with details the development of an interdisciplinary activity which involves art and science. This activity is originated from a scientific initiation project. The project tries to demystify the perception of disconnection between physics and music, nearing the science to everyday of students. The activities of project were organized by teachers of physic and music. The methodological path was based in bibliographic and experimental research resulting to the construction of an exciting musical instrument from PVC pipes, and the others low cost materials. We denominated this instrument as “Tubofone”, which constitutes the heritage of the institution and can be used in expositions and divulgation in the didactic and scientific scope and in the musical education practice. The tubofone was utilized in several presentations, as one example, the project was demonstrated at culture meeting of Luziânia. Keywords: Interdisciplinary. Physics. Music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleFísica e música: uma proposta interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativePhysics and music: an interdisciplinary approachpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:35:59Z-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.epage111pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage101pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta, com detalhes, o desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar que envolve arte e ciência. Essa atividade é resultado de um projeto de iniciação científica. O projeto tenta desmitificar a percepção de desconexão entre a física e a música, aproximando a ciência ao cotidiano dos estudantes e, dessa forma, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. As atividades pertinentes à execução do projeto foram coordenadas por professores de Física e de Música, os quais tiveram a colaboração de docentes de outras áreas. O percurso metodológico foi ancorado em pesquisa bibliográfica e de campo, culminando com a construção de um instigante instrumento musical a partir de canos de PVC e outros materiais de baixo custo. Denominamos esse instrumento de “Tubofone”, o qual constitui o patrimônio da instituição e pode ser utilizado em exposições e divulgações de âmbito didático-científico e na prática da educação musical. O tubofone já foi utilizado em diversas apresentações, em particular, o projeto foi demonstrado no festival de cultura do município de Luziânia. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Física. Música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons