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Título: Competências e habilidades profissionais para o ensino de zoologia na formação docente de ciências
Título(s) alternativo(s): Professional skills and abilities to the teaching of zoology in training teachers of sciences
Autor(es): Santos, Saulo Cézar Seiffert
Fachín-Téran, Augusto
Palavras-chave: Licenciatura;Zoologia;Competências;Habilidades
Data do documento: 22-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ASTOLFI, J. P.; DELEVAY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 1990. ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimento, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L. et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Porto: Paralelo, 2003. BACHELARD, G. A formação do espírito científico. 3. ed. São Paulo: Contraponto, 2002. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009. BELLINI, M. Epistemologia da biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. v. 88, n. 218, p. 30-47, jan/abr. 2007. BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República do Brasil. Brasília, 1996. ____. Ministério da Educação e Desporto. 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Resumo: Biologia faz parte do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental da Educação Básica, junto a Física, Química, Geociências, etc., porém, existem especificidades em cada conteúdo da Biologia (Zoologia, Botânica, Genética, entre outros) que devem ser analisadas para o seu ensino. Para isto, esta pesquisa buscou fazer um levantamento das competências e habilidades necessárias para o professor de Ciências ensinar Zoologia. O procedimento adotado foi a entrevista recorrente com seis profissionais da educação superior: três coordenadores de licenciatura de Ciências e Biologia, e três professores de Zoologia destes cursos. O resultado foi o reconhecimento de quatro competências e quinze habilidades necessárias para o ensino de Zoologia. Foram reconhecidas duas situações: a formação de professores de Ciências pouco desenvolve as competências e habilidades em ensino devido a carência de formação pedagógica dos professores universitários nas disciplinas, não os direcionando ao foco docente; e a ocorrência de problemas logístico-organizacionais e burocráticos nas escolas para realizar atividades diferenciadas. Reconhece-se que existe um conjunto de competências e habilidades para serem desenvolvidas na formação inicial do futuro docente não somente como alvos em disciplinas pedagógicas ou estágios curriculares, mas na própria disciplina biológica, como a Zoologia. Palavras-chave: Licenciatura. Zoologia. Competências-Habilidades.
Abstract: Biology is part of the Teaching of Science in Elementary Education in Basic Education, with Physics, Chemistry, Geosciences, etc., However, there are specific content in each of biology (zoology, botany, genetics, etc.) that must be analyzed for their teaching. For this, this study sought to survey the skills and abilities necessary for the teacher to teach Science Zoology. The procedure adopted was to interview appellant with six professionals in higher education: three coordinators of undergraduate science and biology, zoology and three teachers of these courses. The result was the recognition of four and fifteen competencies skills necessary for teaching zoology. We recognized two situations: the training of science teachers develop some skills and abilities in teaching due to lack of pedagogical training of university teachers in the subjects, not the directing to focus on teaching, and the occurrence of logistical and organizational problems and bureaucratic for schools perform different activities. It is recognized that there is a set of skills and abilities to be developed in the initial training of future teachers not only as targets in pedagogical or curricular disciplines, but in the biological disciplines such as zoology. Keywords: Degree. Zoology. Competencies-Skills.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3091
ISSN: 1984-7505
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