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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Mariê Augusta de Souza-
dc.contributor.authorGomes, Aldalúcia Macêdo dos Santos-
dc.contributor.authorNicot, Yuri Expósito-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:25:35Z-
dc.date.issued2012-08-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, M. V. M.; ALVES, J. M.; JARDIM, J. J. S.; SALES, E. R. O Ambiente logo como elemento facilitador na releitura de significados em uma atividade de ciências com alunos surdos. Anais do VII Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos, UNIVAP, 2007. BRANSFORD, D. J.; BROWN, L. A.; COCKING, R. R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora Senac, 2007. CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. CHASSOT, Á. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Inijuí (1995, 3. ed.), 1993a. 189 p. DAMÁSIO, A. O Livro da Consciência. Lisboa: Bloco Gráfico Ltda, 2010. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos no ensino de Ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação). PERLIN, G. T. O Lugar da cultura surda. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul; EDUNISC, 2005.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3088-
dc.description.abstractThis work addresses some aspects of education for deaf students, emphasizing the visual experience as a facilitating element in these students’ learning. The present work was carried out during the first author’s activities as a teacher in a school for deaf students in the city of Parintins, state of Amazonas. The activities were developed taking into consideration aspects of visual and spatial perception with the goal of having deaf students acquire necessary skills to construct their own knowledge. Therefore, we propose pedagogical activities to teach various curricular contents, including science, with the aim of facilitating and improving deaf students’ meaningful learning. The pedagogical activities included games, concrete materials and objects, and field trips. In addition, we promoted activities that involved the visual and spatial channels such as images, hands-on, and drawing, considering that deaf students’ learning is mediated by these sensory channels. The use of the Brazilian Sign Language (BSL) to communicate, interact, and stimulate development of deaf students is very necessary in this teaching-learning process. Keywords: Education; Deafness; Visual-Spatial Perception.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectMemória Visualpt_BR
dc.subjectEspacialpt_BR
dc.titleA experiência visual como elemento facilitador na educação em ciências para alunos surdospt_BR
dc.title.alternativeThe visual experience as a facilitator in science education for deaf studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:25:35Z-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.epage152pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage147pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda alguns aspectos da educação do aluno surdo, enfatizando a experiência visual como elemento facilitador na sua aprendizagem. Foi realizado durante as atividades de ensino da primeira autora em uma escola para estudantes surdos na cidade de Parintins, interior do Estado do Amazonas. As atividades foram desenvolvidas de forma que foram levados em consideração elementos da percepção visual e espacial com o intuito de que o Surdo pudesse adquirir os subsídios necessários para construir seu próprio conhecimento. Assim, visando uma aprendizagem significativa do aluno surdo, neste trabalho propomos atividades didáticas para o ensino de diversos conteúdos curriculares, incluindo as ciências, tendo como recursos pedagógicos o jogo, o material concreto, e a aula-passeio. Além disso, fizemos uso de atividades envolvendo os canais visual e espacial como a imagem, a manipulação, e o desenho, considerando que a aprendizagem do estudante surdo é mediada por estes canais sensoriais. A utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a comunicação, interação e desenvolvimento do estudante surdo, se fez necessária neste processo. Palavras-Chave: Educação; Surdez; Memória Visual e Espacial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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