DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeltrão, Isabel do Socorro Lobato-
dc.contributor.authorGonzaga, Amarildo Menezes-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:18:30Z-
dc.date.issued2012-08-11-
dc.identifier.citationALBERTI, V. Manual de História Oral. 3.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. AMADO, J. O Cervantes de Goiás. Nossa História. São Paulo: Vera Cruz, ano 1, v. 2, p. 28 – 33, dez. 2003. CASTRO, F.C. de. Aprendendo a ser professor(a) na prática: estudos de uma experiência em Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. 2002. 149p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo. CAVACO, M.H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1992. CLANDININ, J. D.; CONNELLY, M. F. Relatos de experiencias e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 2000. DELGADO, L. de A.N. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Estimativa Populacional 2011. Censo Populacional 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 nov. 2012. GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciências &Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. GARNICA, A.V.M., et al. Zetetiké. Campinas, São Paulo. FE-CEMPEM – Faculdade de Educação – Unicamp, v.11, n.19, p. 1–134 ,jan/jun, 2003. ______. História Oral em Educação Matemática. Guarapuava: SBH, Mat, 2007. GATTAZ, A.C. Braços da Resistência – Uma história oral da imigração espanhola. São Paulo: Xamã, 1996. GONÇALVES, T.O.; GONÇALVES, T.V.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In Vera Maria Candau (org.) Magistério construção cotidiana. 2.ed. Petrópolis Vozes 1998. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 3. ed.São Paulo, Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época; v.77). Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 100 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.84-100 | ago-dez | 2012 MEIHY, J.C.S.B. Manual de História Oral. 4. ed. São Paulo: Vértice, 2005. MEIHY, J.C.S.B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. MEIHY, J.C.S.B.; RIBEIRO, S.I.S. Guia prático de história Oral. São Paulo: Contexto, 2011. PEREIRA, J.E.D. Pesquisa de histórias de vida e os contextos sócio-culturais na formação docente. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 13, 2006, Recife. Anais... Recife, 2006. CD-ROM. PERRENOUD, P. Os dez não ditos ou face escondida da profissão docente, 1999. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_42.html>. Acesso em: 20 de mar. 2012. QUEIROZ, M.I.P. de. Relatos orais: do indizível ao dizível. Experimentos com histórias de vida. Simson, Olga (org.), São Paulo. Revista dos Tribunais, 1988. ______. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz. 1991. TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, V.M.(org). Didática, currículo e saberes escolares. p.112-128, DP&A, Rio de Janeiro,2000. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. THOMPSON, P. A voz do passado - História Oral. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. Turismo no Brasil: Principais destinos. Parintins. Revista Eletrônica Brasil Turismo. Disponível em: <http://www.brasilturismo.com/am/parintins> Acesso em: 30 nov. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3086-
dc.description.abstractThis article presents the results of a research that investigated experiences of teachers who have ministered and / or teach mathematical discipline in the municipality of Parintins / AM, in the period from 1960-2010, aiming to build records about pedagogical practices in the Mathematical Education. For this, we used the Oral History as a qualitative research methodology, taking as references authors as Connelly and Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) and Thompson (1998) discuss that of the following investigative purpose: preparation, elaboration and analysis of the narratives. The narratives of the teachers emphasized the approaches, teaching strategies and evaluative processes that sustained and / or sustain their pedagogical works. Among the results it stand out from the changes occurred in mathematics education and the intrinsic relationship between the faculty knowledge and pedagogical practices of the teachers of mathematics in last five decades. It was noticed that in the first decades of the study, there was a shortage of qualified teachers, of didactic resources and access to information; beside it add to the difficulties inherent to life in an island in the Amazon State, but in last decades of the study already see significant changes with the implantation of the universities in the municipality. Keywords: Mathematics Education. Training teachers of mathematics. Narratives of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectNarrativas de Professorespt_BR
dc.titleA educação matemática no município de Parintins/AM em narrativas de professores: um estudo investigativopt_BR
dc.title.alternativeThe mathematics education in the municipality of Parintins/AM in narratives of teachers: an investigative studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:18:30Z-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.epage100pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage84pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou experiências de professores que ministraram e/ou ministram a disciplina Matemática em Parintins/AM, no período de 1960-2010, visando construir registros sobre práticas pedagógicas na Educação Matemática. Para isso, utilizou-se a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referências autores como Connelly e Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) e Thompson (1998) que discutem os seguintes propósitos investigativos: preparação, elaboração e análise das narrativas. As narrarativas dos professores enfatizaram as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram e/ou sustentam seus trabalhos pedagógicos. Dentre os resultados destacam-se as mudanças ocorridas na Educação Matemática e a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores de matemática nas últimas cinco décadas. Percebeu-se que nas primeiras décadas do estudo, havia uma carência de professores qualificados, de recursos didáticos e de acesso à informação; junto a isso somam-se as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no Estado do Amazonas, porém nas últimas décadas do estudo já se percebe mudanças significativas com a implantação das universidades no município. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores de Matemática. Narrativas de Professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação matemática no município de ParintinsAM em narrativas de professores um estudo investigativo.pdf172,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons