DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3076
Título: A construção de canoas como contexto para aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): The construction of canoes as a context for meaningful learning
Autor(es): Cruz, Francisco Lucas Pinto
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Palavras-chave: Etnomatemática;Construção de Canoa;Aprendizagem Significativa
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no interior de Barreirinha, que identificou uma prática sociocultural muito comum em nossa região amazônica, que é a construção de canoas. A pesquisa foi realizada na comunidade do Caraná, no município de Barreirinha. Os sujeitos da pesquisa foram dois construtores de canoas. Para a busca de informações foram utilizadas as entrevistas não estruturadas e semiestruturada, observação participante e registro fotográfico. Em seguida para análise de dados utilizamos a triangulação, para confrontarmos as informações adquiridas. Os resultados da pesquisa no permitiu observamos, que as ideias matemáticas mobilizadas durante a construção de canoas estão bem próxima da matemática ensinada na escola, o que nos deu possibilidade de tornarmos contextos para uma aprendizagem significativa aos alunos da Educação Básica.
Abstract: This work is the result of research carried out in the interior of Barreirinha, which identified a sociocultural practice very common in our Amazon region, which is the construction of canoes. The research was carried out in the community of Caraná, in the municipality of Barreirinha. The research subjects were two canoe builders. For information search, unstructured and semi-structured interviews, participant observation and photographic record were used. Then for data analysis we use triangulation to confront the acquired information. The results of the research allowed us to observe that the mathematical ideas mobilized during the construction of canoes are very close to the mathematics taught at school, which allowed us to make contexts for meaningful learning for students of Basic Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3076
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção de canoas como contexto para aprendizagem significativa.pdf557,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons