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Título: As vozes das crianças à sombra da palmeira de urucuri: um diálogo para educação em ciências
Autor(es): Santos, Silvia Lima dos
Orientador(es): Noronha, Evelyn Lauria
Palavras-chave: Crianças;Sociologia da infância;Espaços não formais
Data do documento: 4-Ago-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender os conhecimentos de Educação em Ciências por meio da Palmeira de urucuri a partir das vozes das crianças no espaço formal e não formal. O suporte teórico-metodológico é a Sociologia da Infância e a pesquisa se configura como estudo do tipo etnográfico que tem como principio a criança como ator social capaz de elaborar e dotar de sentido próprio o contexto em que estão inseridas. Nesse sentido, por meio da interação com seus pares e com os adultos constroem suas culturas. Participaram desta pesquisa 16 crianças e dois professores como sujeitos centrais. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual da cidade de Urucurituba-AM. Utilizamos como procedimentos metodológicos a observação participante e as rodas de conversas, já os instrumentos de coletas de dados foram o gravador de voz, câmera fotográfica e o diário de campo. Foi possível verificar que as vozes das crianças apontam uma forte relação com as ruas da cidade de Urucurituba, evidenciando como espaço não formal propício para atividades escolares e não escolares. Também foi evidenciado que o aprendizado de ciências é (res)significado a partir da relação que estabelecem com seus pares e com os adultos dentro e fora da escola. Notamos também que os aspectos relacionados as interpretações a partir da Palmeira são relevantes para suas vidas, evidenciando assim, uma Educação em Ciências como conhecimento enriquecedor no contexto da cidade
Abstract: This study aimed to understand the knowledge of Science Education through the palm tree from urucuri through of children's voices in the formal and non-formal space. The theoretical-methodological support is the sociology of childhood and the search is configured as an ethnographic study which has as a principle the child as a social actor able to prepare and provide the proper sense of the context in which they operate. In this sense, through interaction with their peers and with adults build their cultures. Participated in this search 16 children and two teachers as central subjects. The study was conducted in a public school in the city of Urucurituba - AM. We use as instruments participant observation and conversations meeting, the instruments of data collection were the voice recorder , camera and a field diary. It was possible to verify that the voices of children show a strong relationship with the city streets Urucurituba, showing how non-formal space conducive to formal school and non-school activities. Also show that learning science is (re)meaning from the relationship the children establish with their peers and with adults in and out of school. We also note that the aspects related interpretations, from Palm, are relevant to their lives, thus revealing a Science Education and enriching knowledge in the context of the city.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3073
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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