DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-08-03T19:40:49Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3072-
dc.description.abstractThis work entitled: "The teaching of science: dialogue in Early Childhood Education and the learning of the deaf child in the city of Parintins / Am" aims to understand how teaching and learning of deaf children occurs in Early Childhood Education, based on the Teaching of science, considering the mental exercise performed by the child to assimilate the multiple contents taught in the classroom. It seeks to construct a theoretical framework regarding the teaching of the sciences to discuss the teaching and learning process of the deaf child in Early Childhood Education, as well as to describe how deaf children learn the contents worked in a particular Early Childhood Education Center, analyzing how the teaching of Sciences contributes to the learning process of these children in the Early Childhood Education Center. The reflections allowed us to analyze the education of the deaf child in the teaching and learning process, believing that they are able to overcome the barriers that limit their learning and there is a need for quality teaching within a bilingual school for the deaf or school that is prepared to act in Of the inclusive process, respecting the language and identity of the subject, who wants to be deaf or hearing impaired; Society must respect deaf subjects who are still seen and judged as incapable. This analytical reflection was built from the methodological procedures of qualitative research, based on phenomenology; The data collection paths were based on the instruments and techniques of systematic observations in the classroom and on the premises of the school; Semistructured interviews with two female teachers, one from regular education and the other from special education. With the deaf child, writing and drawing activities were developed to enter the learning universe and thus try to see the form and degree of learning of the deaf child. The realization of the deaf students' rights will gain more space when respect for the subject, language and identity of the deaf, with bilingual schools or schools that are prepared for the inclusive process, so that the desired social and school interaction takes place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_BR
dc.subjectCriança surdapt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.titleEnsino das ciências: diálogo na educação infantil e a aprendizagem da criança surda, na cidade de Parintins/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:40:49Z-
dc.contributor.advisor1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho intitulado: “O ensino das ciências: diálogo na Educação Infantil e a aprendizagem da criança surda, na cidade de Parintins/Am” tem como objetivo compreender como ocorre o ensino e a aprendizagem de crianças surdas na Educação Infantil, tendo como base o ensino de ciências, considerando o exercício mental executado pela criança para assimilar os múltiplos conteúdos ministrados em sala de aula. Busca construir um quadro teórico a respeito do ensino das ciências para dialogar sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança surda na Educação Infantil, assim como descrever como as crianças surdas aprendem os conteúdos trabalhados em determinado Centro de Educação Infantil, analisando como o ensino das ciências contribui para o processo de ensino aprendizagem dessas crianças no Centro de Educação Infantil. As reflexões permitiram analisar a educação da criança surda, no processo ensino e aprendizagem, por acreditar que são capazes de superar as barreiras que limitam seu aprender e há exigência de ensino de qualidade dentro de escola bilíngue para surdos ou escola que esteja preparada para atuar dentro do processo inclusivo, respeitando a língua e vontade identitária do próprio sujeito, que queira ser surdo ou deficiente auditivo; a sociedade deve respeitar os sujeitos surdos que ainda são vistos e julgados como incapazes. Essa reflexão analítica foi construída a partir dos procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa, alicerçada na fenomenologia; os percursos de coleta de dados se apoiaram nos instrumentos e técnicas de observações sistemáticas em sala de aula e nas dependências da escola; entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras, sendo uma do ensino regular e a outra do ensino especial. Com a criança surda foram desenvolvidas atividades de escrita e desenhos para adentrar no universo de aprendizagem e assim tentar ver a forma e o grau do aprender da criança surda. A efetivação dos direitos do estudante surdo ganhará mais espaços quando for efetivado o respeito ao sujeito, a língua e a identidade do surdo, com escolas bilíngues ou escolas que estejam preparadas para o processo inclusivo, para que ocorra o desejado: interação social e escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, R. N. B. de. O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. Manaus: Editora & Gráfica Moderna, 2015. ALMEIDA, N. V. F. de, GIL, M. S. C. de A. Contribuições para a estimulação do desenvolvimento de bebês de risco. São Carlos: EdUFSCar, 2010. ALVES, C, FERREIRA, J. P, DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Abordagem Bilíngue na Escolarização das Pessoas com Surdez. Brasília: MEC/SEESP/UFC, 2010. ANDRADE, J. Teoria e prática da educação especial. Coordenador: JoeliseMascarello de Andrade. – Manaus: UEA Edições, 2007. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009. ASTOLFI, J-P, DEVELAY, M. A didática das ciências. 16ª edição. São Paulo: Papirus, 2012. BRASIL, Ministério da Educação. Política Pública de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, 13.12.2005. Brasília, 2005. BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: UNESCO, 1994. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica / Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para o Atendimento Educacional Especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006. BUENO, J. G. Surdez, linguagem e cultura. In: Cadernos CEDES,São Paulo, n.46, 1998, p. 101-128. CANDAU, V. M. F,MOREIRA, A. F. B. Educação Escolar e Cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Brasil, v. -, n.n.23, p. 156-168, 2003. CAPOVILLA, F. C. Novo Deit-LIBRAS. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue. São Paulo, Edusp, 2010. CASELLI, M. C., e VOLTERRA, V. From communication to language in hearing and deaf children. Washington, 1994. CASTRO,R. P. C. de. Inclusão de Crianças Surdas No Ensino Infantil da Rede Pública. Fortaleza, 2013. Monografia submetida à aprovação da Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro Superior do Ceará, para obtenção do grau de Graduação. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. DAMÁZIO, M. F. M. Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com Surdez. Brasília: MEC/SEESP/UFC, 2007. DE PAULA, L. S. B. Cultura escolar, cultura surda e construção de identidades na escola. In: Revista Brasileira de Educação especial, vol. 15, nº 3, 2009. DORZIAT, A. Democracia na escola: bases para igualdade de condições surdosouvintes. Revista Espaço. Rio de Janeiro: INES. nº 9, p. 24 -29, janeiro-junho, 1998. FELTRINI, G. M, GAUCHE, R. Ensino de ciências a estudantes surdos: pressupostos e desafios. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 6, 2007. Anais. Florianópolis: UFSC, 2007. FERNANDES, S. Educação de Surdos. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2011. FERNANDES, S. Letramento na Educação Bilíngue para Surdos. IN: BERNERIAN, Ana Paula; MASSI Giselle; DE ANGELIS, Cristiane C. MORI (orgs.). Letramento: referencias em saúde e educação. São Paulo: Plexus, 2006. FERNANDES. E. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. GAIA, M. C.M. SILVA, F. e. Educação Inclusiva e Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Metodista Izabel Hendrix, 2013. GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essas? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. JOBIM, SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. São Paulo: Papirus, 2012. IBGE. Cidade de Parintins. Disponível em <cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=130340&search=amazonas/Pa rintins> acessado em 29 de abril de 2017. KLEIN, A. F.Prática bilíngue na educação infantil-libras e português:Reflexões de uma prática. CongresoIberoamericano de idiomas em educação e cultura/ IV Congresso leitura. Salamanca, Espanha, 5 à 7 de setembro de 2012. KOZLOWSKI, L. A educação bilíngue-bicultural do surdo. São Paulo, Plexus, 1998. KRASILCHIK, M. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPU. Editora da Universidade de São Paulo, 1987. LANE, H. Olhando para trás: uma leitura sobre a história das comunidades de surdos e suas línguas de sinais. Hamburg: Signum-Verl 1999. Manaus: Valer, 2011. LODI, A. C. B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa , 2013. MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. MENDES. Histórico do movimento pela inclusão escolar. In: Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, São Paulo: Junqueira&Martins, 2010. MENDONÇA, R. H, MANTOAN, M. T. E. (orgs.). Escola de Atenção às diferenças. In: TV Escola/Salto Para O Futuro. Brasília: Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância, 2010. MENEZES, E. T de, SANTOS, T. H. dos. Declaração de Salamanca: Dicionário Interativo da Educação Brasileira. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. MODA, S. C, BARBOSA, I. dos S, SOUZA, J. C. R. de. Educação em Ciências, Tecnologia e Saberes Tradicionais. A criança surda e as linguagens na construção de conceitos científicos. In: 5º Simpósio de Educação de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA, 2015. MONTE,F. R. F.do, SANTOS, I. B. dos Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez/ coordenação geral – reimpressão – Brasília. MOURA, M. O. A preliminaranlysis of insects of medico-legal importacee in Curitiba. Stateof Paraná, 1997. MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches Metodologias de investigação com crianças: outros mapas, novos territórios para a infância, 2016. UBARAC SOBRINHO, R. S.Vozes Infantis Indígenas: as culturas escolares como elementos de (des) encontros com as culturas das crianças Sateré -Mawé. NOZU, Washington; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação Especial e Inclusão Escolar: tensões, desafios e perspectivas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 220p. OLIVEIRA, G. A. dos S. O Surdo:Meios de Comunicação.In: 9º Simpósio de Ensino de Graduação. Tema: Ambiente e Sustentabilidade. 9ª mostra acadêmica UNIMEP, 2011, São Paulo. Anais: UNIMEPSão Paulo, 2011. p. 121-132. OLIVEIRA, L. de F. M. de. Formação doente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1998. PERLIN. G. T. T.; STROBEL, K. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: Editora UFSC, 2006. PIAGET, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. 302p. PLANO DE TRABALHO, Educação Inclusiva, SEMED/PIN, 2005. PRINCE, F. M. C. G. Ensino de Biologia para Surdos: Conquistas e desafios da atualidade. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Ciências Biológicas. São Paulo, 2011. QUADROS, R. M. de. As categorias vazias pronominais: uma análise alternativa com base na LIBRAS e reflexos no processo de aquisição. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 1995. REGO, T. C.Vygotsky: uma perspectiva histórico cultural da educação. 2008. REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B.O surdo e sua inserção no mercado de trabalho na cidade de Manaus.Amazônida(UFAM), 2006. RODRIGUES, I. N. RODRIGUES, Liliana.Educação e Surdez: Superando as Diferenças.Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Manaus - AM – 01 a 03/05/2013. RODRIGUES-MOURA, D. O uso da LIBRAS no Ensino de Leitura de Português como segunda língua para Surdos: Um estudo de caso em uma perspectiva bilíngue. Dissertação de mestrado, São Paulo: PUC, 2008. SÁ, N. R. L. de. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002. SACKS, Oliver. Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997. SANDIN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e Tradições. São Paulo: Artmed, 2010. SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1996. SILVA, A. L. da, MACEDO, A. V. L. da S, NUNES, A. (Orgs.). Crianças Indígenas.Ensaios Antropológicos. São Paulo: Global, 2002. SILVA, M. B. Educação Infantil: abrindo novos horizontes para a inclusão. TCC / Programa de Formação Continuada. 2008. SILVA; NICOT. A formação de conceitos científicos das ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Areté, V.2. Nº 3, 2009. SKLIAR, C. Asurdez: Um olhar sobre as Diferenças. Porto Alegre: Dimensão, 1998. SLOBIN, D. Psicolinguística. São Paulo. EDUSP, 1980. SMITH, D. D. Introdução à Educação Especial: Ensinar em tempos de inclusão. São Paulo: Artmed, 2008. STROBEL, K. L. A visão da in(ex)exclusão dos surdos nas escolas.In: Dossiê Grupo de Estudos e Subjetividades.ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v.7, jun, p. 245-254. TREVISAN, Patrícia Fantinel. CARREGARI, Júlio. Construindo Conhecimento Educação Especial. 2ª edição – Manaus: Editora Valer, 2011. TREVISAN, R; II Boldrini. O gênero Eleocharis R. Br. (Cyperaceae) no Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v. 6, p. 7-67, 2008. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. Ed. 16. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008. VARGAS, P. A. T. LIBRAS: Língua de Sinais Brasileira e por que ela é essencial para a Comunicação do Surdo com Surdo e do Surdo com o Ouvinte. 2011. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/1-libras-lingua-de-sinais-brasileirae-por-que-ela-e-essencial-para-comunicacao-do-surdo-com-surdo-e-do-surdo-como-ouvinte/111683/#ixzz4J1MEwhFR. Brasília. Acesso em: 01 de setembro de 2016. VYGOSTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, 1978. VYGOTSKY e LURIA. Estudos Sobre a História do Comportamento. Porto Alegre, Artmed, 1976. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons