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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Lívia Amanda Andrade de-
dc.date.available2020-08-01-
dc.date.available2020-08-03T19:37:23Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3069-
dc.description.abstractSeveral biological and ecological processes have been interrupted in nature; this leads to a series of imbalances in natural ecosystems. Energy flows are important in food chains. Therefore, teaching these processes and promoting the Scientific Literacy (AC) since the first grade in elementary school is extremely important for the preservation of the planet. In the Amazon, there are numerous elements of which may be used to work with AC, one of them is the " harpy eagle" (Harpia harpyja) which is the largest bird of prey in the Amazon and is at the top of the food chain. Our research aims to study the food chain as a facilitator for Scientific Literacy for first graders. This is a qualitative and participatory research , with a deductive approach. It was carried out with three teachers and 67 students attending the first grade in a public a school in the City of Manaus - AM. Data collection took place at the school and in two non-formal spaces: INPA Science of Forest and CIGS Zoo. The evaluation of the scientific literacy process was through practical activities in which the students expressed the knowledge acquired during the lessons. It was possible to identify AC indicators in the speeches, games, child play and drawings of the students. Teachers understand this process as something that takes place beyond the classroom, in this way, they develop experimental activities for proportioning these activities. The study on the theme of the food chain presents itself as a promoting content of the AC as it is contextualized with elements of the culture of the students. School excursions are an important tool to help with this AC process in childrenpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectCadeia alimentarpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaços educativospt_BR
dc.subjectPrimeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleO estudo da cadeia alimentar como facilitador da alfabetização científica em crianças do 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:37:23Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee2Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee3Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de-
dc.contributor.referee3Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8349882113606810pt_BR
dc.description.resumoDiversos processos biológicos e ecológicos vêm sendo interrompidos na natureza. Isso traz como consequência uma série de desequilíbrios nos ecossistemas naturais. Fluxos de energia são importantes nas cadeias alimentares. Ensinar esses processos, promovendo a Alfabetização Científica (AC) desde os primeiros anos de escolarização das crianças é de extrema relevância para a preservação do planeta. Na Amazônia, existem inúmeros elementos que podem ser usados para trabalhar a AC, um deles é o “gavião-real” (Harpia harpyja) que é a maior ave de rapina da Amazônia e está no topo da cadeia alimentar. A nossa pesquisa tem como objetivo estudar a cadeia alimentar como recurso facilitador da Alfabetização Científica em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é do tipo qualitativa, participante tendo um enfoque dedutivo. Foi realizada com três professoras e 67 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da Cidade de Manaus - AM. A coleta de dados ocorreu na escola e em dois Espaços Não Formais: Bosque da Ciência do INPA e Jardim Zoológico do CIGS. A avaliação do processo de alfabetizar cientificamente ocorreu por meio de atividades práticas na qual os estudantes manifestaram os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Foi possível identificar indicadores de AC nas falas, brincadeiras, jogos e desenhos dos estudantes. Os professores compreendem este processo como algo além da sala de aula, dessa forma, desenvolvem atividades experimentais para sua promoção. O estudo sobre o tema da cadeia alimentar se apresenta como um conteúdo promotor da AC à medida que é contextualizada com elementos da cultura dos estudantes. As aulas-passeio são uma importante ferramenta para ajudar nesse processo de AC nas criançaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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