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Título: A aprendizagem de conhecimentos matemáticos em uma perspectiva interdisciplinar no projeto observatório da educação/CAPES/UEA
Autor(es): Costa, Yone Gama da
Orientador(es): Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Conhecimentos matemáticos;Competência leitora e escritora;Estratégias de ensino
Data do documento: 1-Ago-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa investigou a aprendizagem de Matemática em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em que é executado um Projeto Interdisciplinar do Observatório da Educação/CAPES/UEA, especialmente no 8⁰ Ano do Ensino Fundamental, verificando o seguinte problema, perguntou-se: a competência leitora e escritora, a partir da aplicação de um conjunto de estratégias centradas em descritores dos conhecimentos matemáticos em um processo interdisciplinar com Língua Portuguesa conseguem fazer com que os aspectos dificultadores da aprendizagem da Matemática sejam superados? A partir de tais indagações surgiram o objetivo geral e os objetivos específicos respectivamente. Objetivo geral: comprovar se uma proposta metodológica centrada na interdisciplinaridade entre Matemática e Língua Portuguesa contribuem para a superação de aspectos dificultadores da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Objetivos específicos: elaborar uma fundamentação teórica articulando abordagens sobre competência leitora e escritora da Matemática e interdisciplinaridade; identificar as estratégias utilizadas pelos professores de Matemática a partir de descritores considerando a competência leitora e escritora como uma possibilidade de interdisciplinar com Língua Portuguesa; verificar se as dificuldades de aprendizagens referentes aos conhecimentos matemáticos estão sendo superadas através da utilização de uma estratégia interdisciplinar. O primeiro capítulo discutiu a interdisciplinaridade, a fim de buscar aspectos contidos no saber do professor e do aluno, adquiridos no cotidiano escolar. Para aprofundar os estudos propostos, optou-se por Fazenda (2008), Japiassu (2006), Gusdorf (1985) e Vasconcelos (2009). Discutiu-se também o conhecimento matemático, impulsionado pela reflexão das características próprias do ensino da matemática e, para ajudar nessas reflexões, dialogou-se com Miorim (1998), Machado (2002) e Bürigo (1989). Avançando na investigação de conceitos, ampliou-se a compreensão de conhecimentos matemáticos através da competência leitora e escritora, norteados por Perrenoud (1996), Terezinha Rios (2006), Marise Ramos (2006), Lerner (2002) e Ferreiro (2009). O segundo capítulo discorre sobre o caminho metodológico centrado em uma abordagem qualitativa, ancorado por Demo (1997) e Gamboa (2000), Zabala; Arnau (2010). As reflexões sobre os procedimentos metodológicos vieram através de estratégia de ensino à luz de Anastasiou (2012) e para as coletas de dados optou-se por utilizar as técnicas de videogravação e o registro escrito diário, tendo como referência Pellatieri (2010). Por fim, o terceiro capítulo apresenta as constatações e contradições obtidas a partir do delineamento metodológico, salientando a necessidade de ajustes no decorrer das atividades diárias. Ao final da pesquisa, apresentou-se as considerações finais e possibilidades de novos questionamentos e novas reflexões. Todo este cenário reflete as oportunidades de discussão sobre a importância da situação-problema como recurso didático, tanto em contextos de aprendizagem quanto de avaliação escolar e, principalmente, como uma nova maneira de fundamentar a aprendizagem quando se quer valorizar o desenvolvimento de competências.
Abstract: The research investigated the Mathematic`s apprenticeship in a public school of Manaus where is executed an interdisciplinary project of the Observatory of the Education/CAPES/UEA, especially at the 8 year of Elementary School, the read and write competence, from the application of a conjoint of strategies centralized in Math`s know-how in a interdisciplinary process with Portuguese capable of transcend the hampered of Math`s apprenticeship. The first chapter discussed the interdiscipline to search for aspects contained in the teacher knowledge and in the student knowledge acquired at the daily school. To deepen the proposed studies, has been opted for Fazenda (2008), Japiassu (2006), Gusdorf (1985) e Vasconcelos (2009). Also has been discussed the math`s knowledge, impulsed for the reflection of the own characteristics of the Math`s teach and, to help in these reflections, dialogued with Miorim (1998), Machado (2002) e Bürigo (1989). Advancing at the concept`s investigation, has been amplified the comprehension of mathematic knowledge through the read and write competence, directed for Perrenoud (1996), Terezinha Rios (2006), Marise Ramos (2006), Lerner (2002) e Ferreiro (2009). The second chapter runs over the methodological way centralized in a qualitative approach anchored by Demo (1997), Gamboa (2000), Zabala; Arnau (2010) and the reflections of the methodological procedures came through strategy of teach for Anastasiou (2012). At the end, the third chapter presents the verification and contradictions obtained through methodological delineation, calling attention to the necessity of adaptations during the daily activities. At the end of the research has been presented the final considerations and the possibilities of new questions and reflections. All this scenery reflects opportunities for discursions about the importance of problem-situation as didactic resource, as apprenticeship contexts much as school evaluation, and mainly as a new way to found the apprenticeship when we want to appreciate the development of competencies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3067
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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