DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalgado, Andre Wilson Archer Pinto-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-03T19:08:53Z-
dc.date.issued2013-03-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3062-
dc.description.abstractThe scientific journals are important tools for the dissemination of papers and researches, which may be presented both in printed and digital format. In the electronic environment, numerous periodicals arise every year around the world, considering the ease in the transmission of information it offers. In this sense, we investigated in what form investment these aspects could help Amazonic Science Teaching Magazine - Areté, published by the Graduate Studies Program in Education and Science Education in the Amazon at the Amazonas State University, to achieve greater visibility in the area of Education and Science. The research was developed based on the qualitative method and through comparative analysis between three electronics magazines whose areas are: education, science and communication. The investigation revealed the following results: the need with the concern to value the design and usability of the scientific journal to enhance communication with the magazine end user, the importance of investing in the use of platforms to ensure the transparency of the submission and review of papers sent, and the journal editing process that attempts in layout quality aspects, website functionality, as a whole, that allow a safe and efficient navigation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPeriódicos científicos eletrônicospt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleProposta de Webdesign para a revista Amazônica de ensino de ciências - Aretépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:08:53Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee3Levy, Denize Piccolotto Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395pt_BR
dc.description.resumoAs revistas cientificas são ferramentas importantes para a divulgação de trabalhos e pesquisas, podendo ser apresentadas tanto na forma impressa quanto digital. No meio eletrônico, inúmeros periódicos surgem todos os anos pelo mundo, tendo em vista a facilidade de transmissão da informação que eles oferecem. Neste sentido, investigamos de que forma investimentos nesses aspectos poderiam ajudar a Revista Amazônica de Ensino de Ciências - Areté, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, a alcançar maior visibilidade na área de Educação e Ciência. A pesquisa se desenvolveu em caráter qualitativo, mediante uma análise comparativa entre três revistas eletrônicas cuja as áreas estão associadas aos temas: educação, ciências e comunicação. A investigação evidenciou os seguintes resultados: a necessidade com a preocupação em valorizar o design e a usabilidade de um periódico cientifico para melhorar a comunicação com o usuário final da revista, a importância de investir na utilização de plataformas que assegurem a transparência da submissão e avaliação dos artigos enviados, e no processo de editoração do periódico que atente para aspectos de qualidade na diagramação, funcionalidade do website, como um todo, que permitam um navegação segura e eficientept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.relation.referencesBRANDT, Carlos Texeira. Editoração científica: as duas faces – Eletrônica e digital. Revista Acta Cirúrgica Brasileira – Vol. 19 (6) 2004, 587-589. BRITO, Clemente S.d., AMARAL, S.F.d., MÁRDERO, Arellano, M.Á., et al. I Workshop Virtual Cibereduc - SEER: periódicos eletrônicos: editoração e acesso, 2004. In ETD - Educação Temática Digital. UNICAMP. pp.100-116. (Published) [Journal Article (Print/Paginated)]. BUENO, Wilson. Jornalismo Científico e democratização do conhecimento. Disponível em: < http://www.blogdowilson.com.br/ler_mens.asp?m=46&PN=1&i=25 >. 8 jun 2008. Acessado em: 21 dez 2012. CAPES - Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. WEBQUALIS <http://capes.gov.br/avaliacao/qualis> Acesso em: 17 dez 2012. CARMO, H.; FERREIRA, M. M. Metodologia da Investigação: guia para autoaprendizagem. Portugal, Lisboa: Universidade Aberta. 1998. CARNEIRO, Marília Vidigal. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-241, set. 1985. CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências. Relações entre os museus de ciência e as escolas. Revista de Educação, 3(1), 51-59. 1993 CHAK, Andrew. Como criar sites persuasivos: clique aqui. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004 COSTA, Christian. “Twitter tem mais de 500 milhões de contas, diz estudo.” INFO Online. 31/07/2012. Obtido em http://info.abril.com.br/noticias/internet/twittertem-mais-de-500-milhoes-de-contas-diz-estudo-31072012-23.shl COSTA, Sely M. SILVA, Wagner A. A. COSTA, Marcos B. Publicações científicas eletrônicas no Brasil: mudanças na comunicação formal, também? Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n. 1, p. 57 - 76 jan/jun 2001 DIAS, Cláudia. Usabilidade na Web – Criando Portais mais Acessíveis. Alta Books. Rio de Janeiro. 2003 DIAS, C.. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 28, dez. 1999. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/286>. Acesso em: 13 Dez. 2012. DIAS, Claudia Augusto. Comunicação Cientifica. [S.l. : s.n.], 1999. Disponível em: <http://www.reocities.com/claudiaad/comunica.pdf>. Acesso 13 de dez. 2012. DIAS, Cláudia. Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos. 1995. Disponível em: <http://www.oocities.org/claudiaad/heuristicas_web.html>. Acesso em: 12 mar 2012. DIAS, Guilherme Ataíde; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Revistas científicas: financiamento, recursos tecnológicos e custos. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças. Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Editora Senac-SP/Cengage-Learning, 2008. p. 73-95. FACHIN, Gleisy Regina Bories; HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade, Periódico Científico: padronização e organização. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. FERREIRA, Sueli Mara S. Pinto.; TARGINO, Maria das Graças. Organizadoras. Acessibilidade e Visibilidade de Revistas Científicas Eletrônicas. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Cengage Learning, 2010. GARVEY, W. D.; GOTTFREDSON, S. D. Changing the system: innovations in the interactive social system of scientific communication. Information Processing and Management, New York, v. 12, n. 3, p. 165-176, 1976. GOMES, Filho J. Gestalt do Objeto – Sistema de Leitura Visual da Forma. 2ª Edição. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. Comunicação e Arte. GRUSZYNSKI, A. C.; GOLIN, C. Periódicos científicos eletrônicos e a visibilidade da ciência na web: estudo de caso na UFRGS. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.8, n.3, jun., 2007. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun07/F_I_art.htm>. Acesso em: 22 mar. 2012. GRUSZYNSKI, A. C.; GOLIN, C.; CASTEDO, R. Produção editorial e comunicação científica: uma proposta para edição de revistas científicas. ECompós, Brasília, V.11, n.2, maio/ago. 2008. GUIMARÃES, J. A. C. As políticas de indexação como elemento para a gestão do conhecimento nas organizações. In: VIDOTTI, S. A. G. (Coord.) Tecnologia e conteúdos informacionais: abordagens teóricas e práticas. São Paulo: Polis, 2004. p.43-52. HERNANDO, Manuel C. Periodismo Científico: explicar el Universo. 2005. Disponível em: <http://www.manuelcalvohernando.es/articulo.php?id=2>. Acessado em: 06 jan 2012. HERNANDO, Manuel C. Conceptos sobre Difusión, Divulgación, Periodismo y Comunicación. 2006. Disponível em: < http://www.manuelcalvohernando.es/articulo.php?id=8>. Acessado em: 06 jan 2012. HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. Tradução por Edmilson O. Conceição, Flavio M. Martins. São Paulo: Nobel, 2000 KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem do bom senso á navegabilidade da Web. Tradução por Roger Maioli do Santos. São Paulo: Market Book, 2001. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Brasil, São Paulo: (5.ª ed.) Atlas. 2004. LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999 LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da Informática. Tradução por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2008 MANN, C.; STEWART, F. Internet Communication and Qualitative Research: a handbook for researching online. London: SAGE Publications: 2000. MACEDO-ROUET, Mônica. Legibilidade de Revistas Eletrônicas de Divulgação Científica. Revista Ciência da Informação, V. 32, N. 3, Set/Dez, 2003. Brasília. ISSN 1518-8353 MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Brasil, São Paulo: (5.ª ed.) Atlas. 2004. MARTÍN, Juan González; MERLO, José A. Vega. Las revistas electrónicas: características, fuentes de información y medios de acceso. Anales de Documentación, Norteamérica, n.6, Janeiro, 2003. Disponível em : <http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/1971>. Acessado em: 5 mar. 2013. MEADOWS, A. J. Communication in science. Printed in the United States of America, Academic Press, 1998. MEIRELLES, Rodrigo França. Implementação da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Proceedings.... Salvador: CINFORM, 2005. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/trabalhos.htm>. Acesso em 20 dez. 2012 Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – Diretoria de Avaliação. Comunicado no 002/2012 – Área de Educação. Atualização do Webqualis da Área. Processo de Análise e Qualificação de Periódicos. Qualis Periódicos / Educação – 2012 (dados até 2010). Equipe de Avaliação: Clarilza prado de Sousa, Marlúcia Menezes de paiva e Elizabeth Macedo. Brasília, 4 de maio, 2012. Disponível em: < http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam#>. Acessado em 20 dez 2012. MORENO, Fernanda Passini; ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Publicação científica em arquivos de acesso aberto. Arquivística. Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.76-86 jan./.jun. 2005. MÜLLER, Suzana P. M. O periódico científico. In: CAMPELLO et al. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2000. p. 72-94. MÜLLER, Suzana P. M., CAMPELLO, Bernadete S., DIAS, Eduardo J. W. Disseminação da Pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação. Vol. 25, Número 3, 1996. MLLER, Suzana. O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo. Ciência da Informação. v.23, n. 3, p.309-317, set./dez. 1994. NIELSEN, Jakob. Content Creation for Average people. Alertbox. Out, 2000. Disponível em: <http://www.useit.com/alertbox/20001001.html>. Acesso em: 12 jun. 2012 NIELSEN, Jakob. Homepage Usability: 50 Websites Desconstructed. Pearson. 2001 NIELSEN, Jakob. The History of Hipertext. Papers. 1995. Disponível em: <http://www.useit.com/papers/hypertext-history/>. Acesso em: 20 jan 2012. PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Comunidades Científicas e Infra-Estrutura Tecnológica no Brasil para uso de Recursos Eletrônicos de Comunicação e Informação na Pesquisa. Ci. Inf., v.32 n.3, Brasilia set/dez, 2003 PITERNICK, Anne B. Attempts to find alternatives to the scientific journals: a brief review. The Journal of Academic Librarianship, v. 15, n. 5, november 1989A, p. 260-266. SARMENTO E SOUZA, M.F.; FLOREST, M.C.P.P.; VIDOTTI, S.A.B.G. Criterios de calidad en artículos y periódicos científicos: de la 97letr impressa a la Eletrônica. Ciencias de la Información, Habana, Cuba. V.34, n.1, p.39-54, 2003. SÃO TIAGO, Simone. Divulgação Científica e Sociedade. In: Salto para o Futuro - Divulgação Científica e Educação. Brasília: MEC, 2010. SAYÃO, Luís Fernando. Preservação de revistas eletrônicas. In: FERREIRA, S.M.S.P; TARGINO, M.G. (Org.). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo : Editora Senac; Cengage Learning, p.167-210. 2008. SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – Scielo. http://www.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=2 SEMIOCAST. Twitter reaches half a billion accounts more tha 140 millions in the U.S. Semiocast.com. Paris, France. 30.07.2012. Web http://semiocast.com/publications/2012_07_30_Twitter_reaches_half_a_billion_acco unts_140m_in_the_US SILVA, Henrique C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. Disponível em <www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/.../39/98 > 03/09/2012. Acesso em SOUZA, A. A; MARQUES, A. L. F. A divulgação científica aplicada ao ensino médio. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009 – Vitória, ES: 2009. Disponível em <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_adivulgacaocientifi caapl > Acesso em 01/10/12. STUMPF, Ida Regina Chitto. Reflexões Sobre as Revistas Brasileiras. Revista Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.1, n. 3, p.1-10, janeiro/junho, 1998. TARGINO, Maria das Graças; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. O editor e a revista científica: entre o “feijão e o sonho”. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças. Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Editora Senac-SP/Cengage-Learning, 2008. p. 41-72. TORINO, Patrícia L., TORINO, Emanuelle, PAIVA, Márcia R. Acesso Aberto à Informação – Colaboração e disseminação cientifica na web. XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social. Maceió, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 VALERIO, P. M. C. M. Periódicos científicos eletrônicos e novas perspectivas de comunicação e divulgação para a ciência. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Rio de Janeiro: CNPq/IBICIT-ECO/UFRJ, 2005. VIDOTTI, S. A. B. G.; VIEIRA, T. A. M. O ambiente hipermídia no processo de construção do conhecimento. In: (org.). Tecnologia e conteúdos informacionais. São Paulo: Polis, 2004. Cap. 2. VIEIRA, Valéria; Bianconi, Maria Lucia; Dias, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v.57, n.4, p.21-23, Out/Dez. 2005. ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. ZANCAN, GLACI T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 3, Julho 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 88392000000300002&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 09 jun. 2012. ZIMAN, John. Public knowledge, the social dimension of science. London : Cambridge University Press, 1968. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2008 WEITZEL, Simone da Rocha; FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Estudos de percepção sobre a questão do acesso e visibilidade dos repositórios digitais e revistas eletrônicas. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto (Org). Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas. São Paulo: SENAC/CENGAGE, 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de webdesign para a revista amazônica de ensino de ciências–areté.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons