DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Ana Paula Sá-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-08-03T19:06:56Z-
dc.date.issued2009-07-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3060-
dc.description.abstractThat research of Dissertation Master's degree has as objective elaborates a facilitative strategy in the process teaching -learning, through the use of the Physics History and of the Information and of Communication Technologies (ICT), providing a methodology that light to wake up the students' interest in Physics Teaching. For suc h, the main pointed difficulties were considered by several authors for the high repetition degree in the component curricular of Physics, the importance of we know the History of the Sciences, especially the one of the Physics, the use of ICT in the education, the school reality in Amazonas, the approach of the Physics History in the text books and the previous organizers' use for a significant learning in Physics. Our answer the that problem was to present a study regarding the use of the Physics History and the use of ICT in Physics Teaching, offering a facilitative strategy in the process teaching-learning, through a methodology that light to wake up the students' interest. That methodology is centered in the previous organizers' use: videos of short dur ation of History of the Physics. The research is qualiquantitative, being characterized by being of the type Researches Action. The instruments used in the research for the collection of data they were the questionnaire (survey with teachers in the schools ) and glimpses (experts). Finally, the importance and relevance of the research is in the fact of bringing a new one to look on Physics Teaching, a ruled glance in the significant learning of your contents, tends as invitation the Physics History and being used of the combination of the sound and of the image with the resources of ICT, an advantageous tripod for the Physics Teaching. The result of the research was the construction of a site for Physics Teaching, in which, besides the videos of short duration, it contains the following tools: great cientists' biographies, bank of subjects, virtual simulators of physical phenomena and suggestions of experiments with scrap.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da físicapt_BR
dc.subjectOrganizador préviopt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e de comunicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem de físicapt_BR
dc.titleHistória da Física aliada às tecnologias de informação e comunicação: organizador prévio como uma estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de Física na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:06:56Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591918837603489pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa de Dissertação de Mestrado tem como objetivo elaborar uma estratégia facilitadora no processo ensino -aprendizagem, através da utilização da História da Física e das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), proporcionando uma metodolo gia que leve a despertar o interesse dos estudantes no Ensino de Física. Para tal, foram consideradas as principais dificuldades apontadas por diversos autores para o elevado grau de repetência na componente curricular de Física, a importância de conhecermos a História das Ciências, especialmente a da Física, a utilização das TIC na educação, a realidade escolar no Amazonas, a abordagem da História da Física nos Livros Didáticos e a utilização de organizadores prévios para uma aprendizagem significativa em Física. A nossa resposta a essa problemática foi apresentar um estudo referente à utilização da História da Física e o uso das TIC no Ensino de Física, oferecendo uma estratégia facilitadora no processo ensino -aprendizagem, através de uma metodologia que leve a despertar o interesse dos estudantes. Essa metodologia está centrada no uso de organizadores prévios: vídeos de curta duração de História da Física. A pesquisa é qualiquantitativa, caracterizando -se por ser do tipo Pesquisa Ação. Os instrumentos utilizados na pesquisa para a coleta de dados foram o questionário (enquete com professores nas escolas) e entrevista (experts). Enfim, a importância e relevância da pesquisa está no fato de trazer um novo olhar sobre o Ensino de Física, um olhar pautado n a aprendizagem significativa de seus conteúdos, tendo como convite a História da Física e utilizando-se da combinação do som e da imagem com os recursos das TIC, um tripé vantajoso para o Ensino da Física. O resultado da pesquisa foi a construção de um site para o Ensino de Física, no qual, além dos vídeos de curta duração, contém as seguintes ferramentas: biografias de grandes cientistas, banco de questões, simuladores virtuais de fenômenos físicos e sugestões de experimentos com sucata.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei n. 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Brasília, v.126, n. 36, p. 6009, 19 fev. 1998. Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm> Acesso em: 27 fev. 2009. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional . Lei n° 9 394, de 20 de dezembro de 1996. ______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC,1999. ______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. ______. PCN+. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. V.2. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. BRITO, Glaucia da Silva. Tecnologias para transformar a educação. Educ. rev. , Curitiba, n. 28, 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 - 40602006000200018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 Jul 2008. doi: 10.1590/S0104-40602006000200018 BUGAEV, A. I. Metodología de la Enseñanza de la Física en la Escuela Media: Fundamentos teóricos. La Havana: Pueblo y Educación, 1989. CACIQUE, A. O Ensino Presencial e Via Internet : Uma Experiência Comparativa em Educação à Distância. Disponível em: <http://www2.abed.org.br/> Acesso em 27/Mar/08 às 19h59min. CANABRAVA, Tomasina; VIEIRA, Onízia de Fátima Assunção. Treinamento e Desenvolvimento para Empresas que Aprendem . Brasília: SENAC, 2006. CANALS, María de las M. Carnero. Los Métodos Activos En La Enseñanza De Las Ciencias. La Havana: Academia, 1999. CARRASCOSA, J. Las concepciones alternativas de los estudiantes y sus aplicaciones didácticas. La Havana: Pueblo y Educación, 1996. CARRILHO, M.M. e SÀÁGUA, J. Epistemologia: Posições e Críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. CARRON, W.; GUIMARÃES, O. Física. V. Único. São Paulo: Moderna, 1999. 264 p. CHASSOT, Attico. A Ciência Através dos Tempos. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2004. Coleção Jovem Cientista. Cores. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1996. ______. Gravidade. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1996. ______. Luz. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1996. ______. Magnetismo. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1996. ______. Máquinas. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1996. ______. Som. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1996. CURADO, Maria Clotilde Gomes. Ação Pedagógica em Física no Ensino Médio: contribuições da história da Ciência – um Estudo de Caso. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Cam pinas, 1999. DANILOV, M.A. Didáctica de la Escuela Media. La Havana: Pueblo y Educación, 1984. EINSTEIN, A. Física e Realidade . (Trad.de Sílvio Dahmen). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 9-22, 2006. ______. Como Vejo o Mundo. (Trad. de H.P. de Andrade). 11. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. ESTRELA, Maria Tereza. Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula. Porto Codex (Portugal): Porto Editora, 1992. FLEMMING, D.M.; LUZ, E.F.; COELHO, C. Desenvolvimento de Material Didático para Educação a Distância no Contexto da Educação Matemática. Disponível em <http://www2. abed.org.br/> Acesso em 27/Mar/08 às 19h49min. FRIGOTTO, Gaudêncio. O Enfoque da Dialética Materialista Histórica na Pesquisa Educacional. In: FAZENDA, I. et al (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Editora Cortez, 1998. pp. 69 a 90. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. GAMBOA, Sílvio Ancízar Sanchez. A Dialética na Pesquisa em Educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. et al (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Editora Cortez, 1998. pp. 91 a 115. GATTI, Sandra Regina Teodoro. Análise de uma ação didática centrada na utilização Da história da Ciência: uma contribuição para a Formação Inicial do Docente de Física. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. GEBARA, Maria José Fontana. O Ensino e a Aprendizagem de Física: contribuições da história da Ciência e do movimento das concepções alternativas – um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2001. GIL-PÉREZ, Daniel; FERNÁNDEZ-MONTORO, Isabel; CARRASCOSA-ALÍS, Jaime; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência& Educação 7 (2): 125–153, 2001. GLEISER, Marcelo. A Dança do Universo: dos mitos de criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. GOMES, Henriette Ferreira. O ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados. Ci. Inf. , Brasília, v. 29, n. 1, 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=s ci_arttext&pid=S0100- 19652000000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 Jul 2008. doi: 10.1590/S0100-19652000000100007 HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 3. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. ______.; ______.;______. Física 4. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. ______; ______.; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física. V.2. Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006. HAWKING, Lucy; HAWKING, Stephen. George e o Segredo do Universo. (Trad. de Laura Alves e Aurélio Rebello). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. HAWKING, S. Os Gênios da Ciência: sobre os ombros de gigantes. (Trad. de Marco Moriconi). Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. ______. Buracos-Negros, Universos-Bebês e Outros Ensaios. (Trad. de Maria Luiza de X. A. Borges). Rio de Janeiro: Rocco, 1995. ______. Uma Breve História do Tempo. (Trad. de Ribeiro da Fonseca). 3.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. HECKLER, V. et al. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física , v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/>>. Acesso em 21/Nov/07 às 20h34min. HENNIG, George J. Metodologia do Ensino de Ciências. 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. HENRI WALLON – COLEÇÃO GRANDES EDUCADORES. Apresentado por Izabel Galvão. Produzido por ATTA Mídia e Comunicação. Belo Horizonte: CEDIC – Centro Difusor de Cultura Ltda, 2007. 1 DVD GE-12 HERNANDEZ, Felicito Barreras. Modelo pedagógico para la formación de habilidades, hábitos y capacidades. La Havana: IPLAC, 1999. GASPAR, A. Física – Mecânica. v.1. São Paulo: Ática, 2000. 384 p. ______. Física – Ondas – Óptica - Termodinâmica. V.2. São Paulo: Ática, 2000. 416 p. ______. Física – Eletromagnetismo – Física Moderna. V.3. São Paulo: Ática, 2000. 448 p. JAEGER, F.P.; ACCORSSI, A. Tutoria em Educação a Distância . Disponível em <http://www2. abed.org.br/> Acesso em 27/Mar/08 às 19h59min. JEAN PIAGET – COLEÇÃO GRANDES EDUCADORES. Apresentado por Marta Kohl de Oliveira. Produzido por ATTA Mídia e Comunicação. Belo Horizonte: CEDIC – Centro Difusor de Cultura Ltda, 2007. 1 DVD GE -08 KALHIL, J.B. Estrategia pedagógica para el desarrollo de habilidades investigativas en la Disciplina Física de Ciencias Técnicas. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Pedagógias), Centro de Estudos para el Perfeccionamiento de La Educación Superior, Universidade de La Habana, Hanana/Cuba, 2003. ______. Pesquisa Quantitativa em Educação . Manaus: BK Editora, 2005. ______. Metodologia do Ensino Superior . 2.ed. Manaus: FSDB Editora/ BK Editora, 2008. LEV VYGOTSKY – COLEÇÃO GRANDES EDUCADORES. Apresentado por Yves de La Taille. Produzido por ATTA Mídia e Comunicação. Belo Horizonte: CEDIC – Centro Difusor de Cultura Ltda, 2007. 1 DVD GE -11 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Atlas, 1999. ______. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática. (Trad. de Carlos I. da Costa). 14. reimp. São Paulo: Editora 34, 2006. LIBÂNEO, J.C. Didática. 22. reimp. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério. Série Formação do Professor) LÔBO, Soraia Freaza e MORADILLO, Edilson Fortuna de. Epistemologia e a Formação Docente em Química. Revista Química Nova na Escola. n.17, p. 39-41, maio, 2003. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a10.pdf> Acesso em 28/Jun/08 às 17h15min. MARTINS, Roberto de Andrade. A História das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, Cibelle Celestino (Ed.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, pp. xxi a xxxiv. MEDEIROS, A. e MEDEIROS, C.F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Coleção Explorando o Ensino. V.7. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. pp. 46 a 57. MENEZES, Ana P. S.; KALHIL, Josefina Barrera. TIC: Organizador Prévio no Processo Ensino-Aprendizagem na Amazônia. In: V Taller Iberoamericano de Enseñanza de La Física Universitaria. Anais. La Habana - Cuba: Universidad de La Habana, 2009. CD -ROM MONTEIRO, Dilva Martins; RIBEIRO, Victoria Maria Brant; ST RUCHINER, Miriam. As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. Educ. Soc. , Campinas, v. 28, n. 101, 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p id=S0101- 73302007000400009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 Jul 2008. doi: 10.1590/S0101-73302007000400009 MOREIRA, M.A. , MASSONI, N.T. e OSTERMANN, F. "História E Epistemologia Da Física" Na Licenciatura Em Física: Uma Disciplina Que Busca Mudar Concepções Dos Alunos Sobre A Natureza Da Ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física , v. 29, n. 1, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 - 47442007000100019&lng=&nrm=iso&tlng> Acesso em 21/11/07 às 20h13min. ______. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula . Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. (Trad. De Catarina E.F. da Silva e Jeanne Sawaya). 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001. MORTIMER, Eduardo Fleury (org.). Química: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Coleção Explorando o Ensino, v.5). 222 p. NOVAK, J.D. Uma teoria de educação. São Paulo: Livraria Pioneira, 1981 OREJOV, V. Metodología de la Enseñanza de la Física . La Havana: Pueblo y Educación, 1980. PARANÁ, D.N. da S. Física: Mecânica. V. 1. Ensino Médio. São Paulo: Editora Ática, 2007. 208 p. PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Porto Alegre: Artmed Editora 1999. PIMIENTA, Orestes D. Castro. Evaluación en la Escuela Actual, ¿Reduccionismo o Desarrollo? La Havana: IPLAC, 1995. POPPER, Karl. The Logic of Scientific Discovery. Hutchison: [s.ed.], 1959. PRADO, Ricardo. Só aprende quem tem fome. Nova Escola, São Paulo, ano 17, n. 152, p. 45-47, maio. 2002. RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N.G.; SOARES, P.A. de T. Os Fundamentos da Física. V. 1. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2007. ______. Os Fundamentos da Física. V. 2. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2007. 463 p. ______. Os Fundamentos da Física. V. 3. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2007. 508 p. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Física 1. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. RODHEN, Huberto. Einstein: o enigma do Universo. São Paulo: Editora Martin Claret, 2007. RETO, Luís; NUNES, Francisco. Normas de Elaboração de Teses de Mestrado. Lisboa: ISCTE, 2001. RICARDO, E.C. e FREIRE, J.C.A. A concepção dos alunos sobre a Física do Ensino Médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251 -266, 2007. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/>. Acesso em 21 de Novembro de 2007 às 20h29min. QUEIROZ, Glória Pessôa; TEIXEIRA, Sonia Krapas. As Revoluções que não Convencem: um Desafio para o Ensino de Física. Revista da SBHC, n.8, p. 31-46, 1992. SÁNCHEZ, Armando Cruz. La evaluación en la enseñanza-aprendizaje de la Física. La Havana: Pueblo y Educación, 1996. SARGUERA, Rogelio Bermudez. Teoría y metodología del aprendizaje . La Havana: Pueblo y Educación, 1996. SANTOS, Maria E. V. M. dos, Mudança conceptual na sala de aula: Um desafio pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1991. SILVA, Robson S. da. Concepção Pedagógica para os Desafios Metodológicos em Educação a Distância (EaD) . In: SILVA, J.G. da; MOREIRA, E.V.; LIMA, O.G. de (Orgs.). O Fazer Pedagógico: entre o método e a metodologia. Manaus: Editora Nilton Lins, 2006, pp. 121 a 141. ______. Uso de Softwares Livres para a Efetivação de Educação Básica a Distância em Comunidades de Fronteira da Região Amazônica. Disponível em <http://www2. abed.org.br/> Acesso em 27/Mar/08 às 19h59min ______; SILVA, L.R. de A. Gestão Escolar e Tecnologias. Manaus: UEA Edições, 2008. SILVA-PENA, Ilich, BORRERO, Ana María, MARCHANT, Paola et al. Percepções De Jovens Sobre O Uso Das Tecnologias De Informação No Âmbito Escolar. Ultima década, jul. 2006, vol.14, no.24, p.37-60. ISSN 0718-2236. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718 - 22362006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27/Jul/08 às 16h32min SILVER, Brian L. A Escalada da Ciência. (Trad. de Arno Blass). 2.ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008. STENSMANN, Berenice H.W. A Utilização de TIC como Instrumento Potencializador Visando Proporcionar uma Aprendizagem mais Significativa em Física de Fluidos . Porto Alegre: UFRGS, 2005. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. TEIXEIRA, Ana Frazão; MONTEIRO, Darlinda Dias. Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: o aprendizado da Química através de meios tecnológicos. In: IX Encontro Internacional Virtual Educa 2008. Anais. Zaragoza, Aragão, Espanha, 2008. Disponível em <http://www.virtualeduca.info/forumveduca/> Acesso em 24/Ago/2008 às 22h. TORUNCHA, José Ziberstein. Una Didáctica para una enseñanza y un aprendizaje desarrollador. Havana: IPLAC, 1999. ______. Desarrollo intelectual en las ciencias naturales . Havana: Pueblo y Educación, 2000. TOSCHI, Mirza Seabra; RODRIGUES, Maria Emília de Castro. Infovias e educação. Educ. Pesqui. , São Paulo, v. 29, n. 2, 2003 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517 - 97022003000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 Jul 2008. doi: 10.1590/S1517-97022003000200009 WOLFF, Jeferson F. de S. O Ensino da Teoria da Relatividade Especial no Nível Médio: uma abordagem histórica e conceitual. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Instituto de Física, Programa de Pós -Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. ZAYAS, Carlos M. Álvarez de. La escuela en la vida. Didáctica. La Havana: Pueblo y Educación, 1999. ______. Hacia una escuela de excelencia. La Havana: Academia, 1996.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons