DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3060
Title: História da Física aliada às tecnologias de informação e comunicação: organizador prévio como uma estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de Física na educação básica
Authors: Menezes, Ana Paula Sá
metadata.dc.contributor.advisor1: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Keywords: História da física;Organizador prévio;Tecnologia de informação e de comunicação;Aprendizagem significativa;Processo ensino-aprendizagem de física
Issue Date: 29-Jul-2009
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa de Dissertação de Mestrado tem como objetivo elaborar uma estratégia facilitadora no processo ensino -aprendizagem, através da utilização da História da Física e das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), proporcionando uma metodolo gia que leve a despertar o interesse dos estudantes no Ensino de Física. Para tal, foram consideradas as principais dificuldades apontadas por diversos autores para o elevado grau de repetência na componente curricular de Física, a importância de conhecermos a História das Ciências, especialmente a da Física, a utilização das TIC na educação, a realidade escolar no Amazonas, a abordagem da História da Física nos Livros Didáticos e a utilização de organizadores prévios para uma aprendizagem significativa em Física. A nossa resposta a essa problemática foi apresentar um estudo referente à utilização da História da Física e o uso das TIC no Ensino de Física, oferecendo uma estratégia facilitadora no processo ensino -aprendizagem, através de uma metodologia que leve a despertar o interesse dos estudantes. Essa metodologia está centrada no uso de organizadores prévios: vídeos de curta duração de História da Física. A pesquisa é qualiquantitativa, caracterizando -se por ser do tipo Pesquisa Ação. Os instrumentos utilizados na pesquisa para a coleta de dados foram o questionário (enquete com professores nas escolas) e entrevista (experts). Enfim, a importância e relevância da pesquisa está no fato de trazer um novo olhar sobre o Ensino de Física, um olhar pautado n a aprendizagem significativa de seus conteúdos, tendo como convite a História da Física e utilizando-se da combinação do som e da imagem com os recursos das TIC, um tripé vantajoso para o Ensino da Física. O resultado da pesquisa foi a construção de um site para o Ensino de Física, no qual, além dos vídeos de curta duração, contém as seguintes ferramentas: biografias de grandes cientistas, banco de questões, simuladores virtuais de fenômenos físicos e sugestões de experimentos com sucata.
Abstract: That research of Dissertation Master's degree has as objective elaborates a facilitative strategy in the process teaching -learning, through the use of the Physics History and of the Information and of Communication Technologies (ICT), providing a methodology that light to wake up the students' interest in Physics Teaching. For suc h, the main pointed difficulties were considered by several authors for the high repetition degree in the component curricular of Physics, the importance of we know the History of the Sciences, especially the one of the Physics, the use of ICT in the education, the school reality in Amazonas, the approach of the Physics History in the text books and the previous organizers' use for a significant learning in Physics. Our answer the that problem was to present a study regarding the use of the Physics History and the use of ICT in Physics Teaching, offering a facilitative strategy in the process teaching-learning, through a methodology that light to wake up the students' interest. That methodology is centered in the previous organizers' use: videos of short dur ation of History of the Physics. The research is qualiquantitative, being characterized by being of the type Researches Action. The instruments used in the research for the collection of data they were the questionnaire (survey with teachers in the schools ) and glimpses (experts). Finally, the importance and relevance of the research is in the fact of bringing a new one to look on Physics Teaching, a ruled glance in the significant learning of your contents, tends as invitation the Physics History and being used of the combination of the sound and of the image with the resources of ICT, an advantageous tripod for the Physics Teaching. The result of the research was the construction of a site for Physics Teaching, in which, besides the videos of short duration, it contains the following tools: great cientists' biographies, bank of subjects, virtual simulators of physical phenomena and suggestions of experiments with scrap.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3060
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons