DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3053
Título: O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Teaching internship in Masters’ training in Science education in the Amazon training: experience report
Autor(es): Almeida, Danielle Portela de
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Estágio de Docência;Formação de Professores;Ensino de Ciências
Data do documento: 22-Jan-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, D.P.; FACHÍN-TÉRAN, A. Aprendizagem significativa e o uso de espaços não formais. I Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia e VI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, Anais digitais [CD-ROM]: PPGEECA/UEA. 20 a 23 de setembro de 2011, Manaus, AM. ARAÚJO, O.J.M. Professores intelectuais transformadores e a formação do aluno cidadão crítico. 2005. 37 p. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins. Arraias-TO. CUNHA, A.M.O. Ensino de Ecologia em espaços não formais. III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço, MG. CUNHA, M.I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525 – 536, Set./Dez. 2004. PEREIRA, W.S.C. Estágio docência na formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2011. Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGECA. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 106 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.98-106 | jan-jun | 2013 ROCHA, S.C.B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso dos espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Escola Normal Superior, PPGEECA. Manaus: UEA Edições, 2010. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências – PPGEEC. Escola Normal Superior. Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. VASCONCELOS, A.A.; SILVA, A.C.G.; MARTINS, J.S.; SOARES, L.J. A presença do diálogo na relação professor-aluno. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro, 2005.
Resumo: O estágio docência constitui-se de uma atividade curricular para os estudantes que cursam pós-graduação no mestrado em Educação em Ciências, sendo definida como participação em atividades de ensino na graduação. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência vivenciada nessa atividade através da disciplina “Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza” e analisar a avaliação feita pelos estudantes sobre esta disciplina. O conteúdo ministrado abordou temas sobre o ensino de ciências e metodologias de ensino, além de práticas educativas em espaços não formais. Na avaliação do impacto da disciplina na aprendizagem dos alunos foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, sendo reservado o direito de resposta. Através das informações analisadas e da descrição das atividades vivenciadas, percebeu-se o interesse e as transformações ocorridas no percurso formativo do estudante. Essa experiência se torna importante na formação do futuro mestre em Ensino de Ciências na Amazônia, pois o estágio em docência proporciona vivências práticas, e enriquecimento intelectual. Palavras Chaves: Estágio de Docência. Formação de professores. Ensino de Ciências.
Abstract: Teaching internship is a curricular activity for students who attend post-graduation in masters’ in Science education, defined as participation at undergraduate teaching. This paper aims to present the experience in this activity through the discipline “Methodology of Teaching/Learning of Natural Sciences” and to analyze the evaluation made by students on this discipline. The content taught approached subjects about science teaching, teaching methodologies and educative practices in non-formal education. For assess on the impact of the discipline on student learning we applied a questionnaire consisting in open and closed questions, and reserving the right to reply. Through the analyzed information and description of experienced activities, we perceive the interest and changes in the student's training path. This experience becomes important in the training of the future Master in Science Teaching in the Amazon region, because the internship provides practical experience in teaching, and intellectual enrichment. Keywords: Teaching Internship. Teacher training. Science Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3053
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia relato de experiência.pdf243,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons