DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Fábio Francisco de Freitas-
dc.contributor.authorCosta, Yone Gama da-
dc.contributor.authorArruda, Laila Christina Gundim-
dc.contributor.authorGonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.authorAzevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-03T18:58:37Z-
dc.date.issued2013-01-22-
dc.identifier.citationANASTASIOU, L.G.C. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012. ANTUNES, C. Como desenvolver as habilidades em sala de aula. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2004. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. DEMO, P. Habilidades e competências no Século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010. FAZENDA, I.C.A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LE BOTERF, G. De La Compétence. Paris: Les Èditions d`Organisation, 2000. LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontrolável. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 14. ed. São Paulo: Vozes. MACHADO, N.J. Educação: competência e qualidade. São Paulo: escrituras Editora, 2010. OLIVEIRA, R.M.M.A.; PASSOS, C.L.B. Promovendo o desenvolvimento Professional na formação de professores: a produção de histórias infantis com conteúdo matemático. Ciências & Educação, v. 14, n.2, p. 313-328, 2008. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil. Brasília: MEC, SEB; INEP, 2008. PERRENOUD, P.; THURLER, M.G. As competências para Ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. PINEAU, G. O sentido do sentido. In: NICOLESCU, Basarad. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000. SENA, O. A engenharia do texto: Um caminho rumo à prática da boa redação. 3. ed. Manaus: Valer, 2008. SILVA, A.; RÊGO, R. Matemática e Literatura Infantil: Um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Solução de problemas e a Matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006, p. 207- 236. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 41 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.19-41 | jan-jun | 2013 SKOVSMOSE, O. Desafio da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008. SMESP - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Referêncial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/LerEscrever/CadernoOrientacaoDidatica_LinguaPortuguesa.pdf> Acesso em: abr. 2012. VASCONCELOS, E.M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3052-
dc.description.abstractThis article is part of the investigative path and advisory of research work at the National Education Monitoring Project / Capes / UEA. Aims at understanding how interdisciplinary practices with the Portuguese Language, Mathematics and Science, through the adoption of teaching strategies may contribute to the development of reading and writ ing skills of elementary school students. The theoretical framework was based in Fazenda (2008), Japiassu (2006), Silva & Rego (2006), Passos (2008), Skovsmose (2008), Anastasiou (2012), among others. The methodological approach was based on a qualitative approach involving literature research, participant observation and pedagogical intervention.We perceive that a teaching-learning process, focusing on interdisciplinarity, may be a possibility of breaking the linearity of the process within a conception built on the inter-relationships and dialogues, as everyone involved with the process to assume all the responsibilities that it implies, including students as constructors subjects of their knowledge, focusing on the development of reading and writing skills of elementary school students. Keywords: Interdisciplinarity. Reading and Writing Skills. Teaching Strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCompetência Leitora e Escritorapt_BR
dc.subjectEstratégias de Ensinopt_BR
dc.titleInterdisciplinar idade no desenvolvimento da competência leitora e escritora: uma experiência no observatório nacional da Educação/CAPES/UEApt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in the development of reading and writing skills: an experience in National Observatory of Education/CAPES/UEApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T18:58:37Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage41pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage19pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é parte do percurso investigativo e da orientação de trabalho de pesquisa no Projeto Observatório Nacional da Educação/Capes/UEA. Objetiva compreender como práticas interdisciplinares com a Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, por meio da adoção de estratégias de ensino podem contribuir no desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do Ensino Fundamental. O referencial teórico foi ancorado em Fazenda (2008), Japiassu (2006), Silva e Rêgo (2006), Passos (2008), Skovsmose (2008), Anastasiou (2012), dentre outros. O percurso metodológico foi embasado numa abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica, observação participante e intervenção pedagógica. Vimos que um processo ensino-aprendizagem, centrado na interdisciplinaridade, pode ser uma possibilidade de rompimento da linearidade desse processo, dentro de uma concepção construída nas inter-relações e no diálogo, à medida que todos os envolvidos assumam o processo com todas as responsabilidades que ele implica inclusive os alunos como sujeitos construtores de seus conhecimentos, incidindo no desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Competência leitora e escritora. Estratégias de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons