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Título: Estudo de caso sobre a degradação do ecossistema no Igarapé Pricumã, com alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Case study about the degradation of ecosystem in Pricumã stream with students of elementary education
Autor(es): Uchôa, Aslheyde da Silva Nunes
Prochnow, Tania Renata
Palavras-chave: Resíduos Sólidos;Educação Ambiental;Desenvolvimento Sustentável;Igarapé;Trilha Ecológica
Data do documento: 22-Jan-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AFONSO, A.J. Sociologia da Educação Não–Escolar: Reactualisar um Objecto ou Construir uma Nova Problemática? In: Esteves, A. J. ; STOER, S.R. (Orgs.). A sociologia nas escolas: professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento, 1992. BARBOSA, R.I.; FERREIRA, E.J.G.; CASTELLÓN, e.g. – Homem, Ambiente e Ecologia no Estado de Roraima. INPA- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 1997. BOA VISTA. Leis Municipais do Estado de Roraima. Disponível em: <www.al.rr.gov.br/publico/setores>. Acesso em: 07 Abr. 2011. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília (DF): Senado Federal, 1988. BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Documento Introdutório. Versão Preliminar. Brasília: MEC/SEF, 2001. BEZERRA, T.M.O.; FELICIANO, A.L.P.; ALVES, A.G.C. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região 130 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.116-131 | jan-jun | 2013 Metropolitana do Recife-PE. Revista Biotemas, 21 (1), março de 2008, Ed.UFSC, Florianópolis, SC. CASCINO, F. Educação Ambiental: Princípios, História, Formação De Professores. São Paulo, Ed. SENAC, São Paulo, 1999, p 45. COSTA. D.R. Uma contribuição ao estudo da malária no Estado de Roraima e sua associação com a precipitação pluviométrica no período de 1985 a 1996. / Roberta Costa Dias. Rio de Janeiro: s.n., 2003. Tese de Doutorado disponível em: <http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/diasrcd.pdf>. Acesso em: 13 Abr. 2011 DIAS, G.F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. Ed. Global. São Paulo, 1994. FARIAS, E.M.; PROCHNOW, T.R. A Coleção Temática como Estratégia Didática em Educação Ambiental – In: Anais do IV Simpósio e VII Fórum Nacional de Educação – 25 a 28/05/2010, Torres, RS. Disponível em: <http://forum.ulbratorres.com.br/2010>. Acesso em: 16 Mar. 2011 FERNANDES, V., SAMPAIO, C.A. C.- Problemática ambiental ou problemática socioambiental? A natureza da relação sociedade/meio ambiente. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 18, p. 87-94, jul./dez. 2008. Editora UFPR – Curitiba, PR. FREITAS, F. PORTAL SÃO FRANCISCO. Amazônia. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meioambiente-amazonia/amazonia-11.php>. Acesso em: 16 Mar. 2011. GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Ed. Atlas. 4. ed. São Paulo, SP, 2007. GOHN, M.G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. – Meta: Avaliação, v.1, n.1, p.28-43, jan./abr.2009, Rio de Janeiro, RJ. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2007. MARICATO, E. A Metrópole Periférica, Desigualdade Social e Meio Ambiente. In. O desafio da sustentabilidade: Um debate socioambiental. VIANA, Gilney; SILVA, Marina; DINIZ, Nilo (org). São Paulo. Editora Perseu Abramo, 2002. PEREIRA NETO, J.T. et al. Resíduos Urbanos Domiciliares: Um Paradoxo Da Sociedade Moderna. In: Congresso Brasileiro De Engenharia Sanitária E Ambiental, 17; 1993,Natal- RN. Anais. Natal, v.2. Tomo II, 1993. SACHS, I. Caminhos Para o Desenvolvimento Sustentável. Coleção Ideias Sustentáveis. Ed. Garamond, RJ. 2006. PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. SCHNEIDER, V.E.; PANAROTTO, C.T.; PERESIN, D.; REGINATO, P.A.R.; MARCON, F. Evolução da geração de resíduos sólidos no município de Bento Gonçalves, RS – no período de 1993 a 2001 - In: XXVIII Congreso Interamericano De Ingenieria Sanitaria y Ambiental, Cancun, México, 27 a 31/10./2002, Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-075.pdf>. Acesso em: março de 2013 ULHÔA, E; ARAÚJO, M.M; ARAÚJO, V.N; MOURA, D.G. A Formação do Aluno Pesquisador. Artigo- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Scientific American Brasil (ed.59, 04/2007). 131 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.116-131 | jan-jun | 2013 UN -United Nations A/RES/42/187 General Assembly 96th plenary meeting Report of the World Commission on Environment and Development 11 December 1987 Disponível em: <http://www.un.org/documents/ga/res/42/ares42-187.htm>. Acesso em: março de 2013. VIANA, L.P. Meio Ambiente Na Escola: A Proposta Do MEC. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 5, n.19, Nov.2001/jan.2002. VIEIRA, D.P.; COMIS, R; CHIVA, E.Q.; QUEROL, M.M. Atividades de Educação Ambiental visando a melhoria da qualidade de vida da população do Centro de Educação Ambiental Nova Esperança, (CEANE), Vila Nova Esperança, Uruguaiana, RS, mediante o manejo dos resíduos domiciliares (Resultados Parciais). Educação Ambiental em Ação. No. 11. 2004. Disponível em: <http://www.revistaea.arvore.com.br/index.php>.
Resumo: Este trabalho aborda a visão de alunos de 8ª série do ensino fundamental de uma escola estadual, baseados na Educação Ambiental (EA) voltada ao Desenvolvimento Sustentável (DS) e aos impactos em ambientes aquáticos. Analisasse uma situação ambiental regional e propomos ações educativas para estes impactos. Foram destacadas ações realizadas pela comunidade na região onde o crescimento populacional, expansão de atividades econômicas e o desenvolvimento de infraestruturas têm modificado de forma significativa o ecossistema e poluído o igarapé Pricumã, em Boa Vista/Roraima. O trabalho foi desenvolvido com alunos interagindo com a comunidade local. Foram realizadas entrevistas por meio de Instrumentos de Coleta de Dados, aplicados pelos alunos à população das proximidades da área em estudo. As análises e levantamentos de dados foram realizados por meios de planilhas. Como estratégia de pesquisa foi percorrida uma trilha ecológica de aproximadamente 1 km. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente e apresentados ao público em feira de ciências, concluindo-se que o mau gerenciamento dos resíduos agride o ambiente aquático e sinalizam a necessidade de políticas públicas mais atuantes voltadas a EA para o DS. A pesquisa ao ser realizada diretamente no meio ambiente dinamizou as aulas e os conteúdos, o que levou os alunos a uma maior reflexão do processo de produção de conhecimento e da aplicabilidade desse conhecimento no contexto real. Palavras Chave: Resíduos sólidos. Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Igarapé. Trilha ecológica
Abstract: This work discusses the vision of 8th grade students from a public school, based on Environmental Education (EA) focused on Sustainable Development (DS) and impacts on aquatic environments. We analyzed a regional situation and proposed educational actions for these impacts. We highlighted actions taken by the local community where population growth, economical expansion activities and development of infrastructure modified significantly the ecosystem and polluted the Pricumã stream in Boa Vista/Roraima. The study was conducted with students interacting with the community. For data gathering we applied instruments like interviews to the local community conducted by the students. The analysis survey and data gathering we carried out by mean of spreadsheets. As research strategy we walked thought an ecological trail of approximately 1km. Data were analyzed quantitatively and qualitatively, and presented to the public in science fair, concluding that poor management of waste harms the aquatic environment and highlights the need for more active policies aimed at EA for the DS. The research performed directly on the environment dynamized the lessons and content, leading students to a deeper reflection of knowledge production process and the applicability of this knowledge in the real context. Key words: Solid waste. Environmental Education. Sustainable Development. Stream. Ecological trail.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3051
ISSN: 1984-7505
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