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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Luciana Maria de Jesus Baptista-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-08-01T22:40:20Z-
dc.date.issued2013-01-13-
dc.identifier.citationBENTO, R.M.L.; MARINHO, S.P.P. O uso do laptop educacional no Modelo 1:1. O que se altera no cotidiano da sala de aula? Disponível em: <http://www.brie. org/WIE2010/pdf/st01_06.pdf>. Acesso em: 03 ago.2012. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 115 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.107-115 | jan-jun | 2013 da educação nacional. Diário Oficial [da] República do Brasil. Brasília, DF, p.27.883- 27.841, 23 dez., 1996. FALCÃO, E.L.; MACHADO, L.S. Um laboratório virtual tridimensional e interativo para suporte ao ensino de Física. Disponível em: <http://www.brie. org/WIE2010/pdf/st05_06.pdf>. Acesso em: 03 de ago.2012. GORDILLO. M.M. El enfoque CTS y la educación sobre las TIC. Buenos Aires, IBERTIC, 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lT1iD4eDdXs>. Acesso em: 01 mar.2013. GUEDES, F.D.; ALENCAR, A.Z.A.; ALMEIDA, R.L. As interações pedagógicas e a perspectiva vigotskyana na implementação do projeto “Caucaia interpretando o mundo através das tecnologias digitais”. Disponível em: <www.brie. org/WIE2010/pdf/sp03_01.pdf>. Acesso em: 03 ago.2012. JUNIOR, H.P.C.; FERREIRA, B.J. P. Formação docente para IE: um estudo na rede estadual de ensino no município de Belém. Disponível em: <www.brie. org/WIE2010/pdf/st01_03.pdf>. Acesso em: 03 ago.2012. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007. LAGO, R.C.; BRITO, G.S. Educação continuada em Tecnologias de Informação e Comunicação: expectativas do professor. Disponível em: <http://www.brie. org/WIE2010/pdf/sp03_03.pdf>. Acesso: 03 ago.2012. LOSSO, C.R.C.; CRISTIANO, M.A.S. Edublogs- construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. Disponível em: <www.ujaen.es/revista/reid/revista/n6/REID6art8.pdf>. Acesso em: 28 fev.2013. MULTIRIO. A escola entre mídias/MultiRio. – Rio de Janeiro: MultiRio, 2011. PIVA JUNIOR, D.; FREITAS, R.L. Linguagem dialógica instrucional: a (re)construção da linguagem para cursos online. Disponível em: <http://www.brie. org/WIE2010/pdf/st04_05.pdf>. Acesso em: 03 ago.2012. PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. MCB UniversityPress, vol.9, n.05, October 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20- %20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>. Acesso em: 25 set. 2012. SANTOS, M.E.V.M. Cidadania, conhecimento e educação CTS. Rumo a “novas” dimensões epistemológicas. Revista CTS, n.6, v.2, p.137-157, 2005. SOUSA, M. W. Recepção mediática: linguagem de pertencimento. Revista ALAIC. n. 2 (2), Janeiro a Junho de 2005. Disponível em: <http://www.alaic.net/revistaalaic/index.php/alaic/article/viewFile/127/130>. Acesso em: 19 de out.2012. VELLOSO, M.J.P.; MARINHO, S.P.P. O uso do computador e da Internet por estudantes de 11 a 14 anos de uma escola municipal. Disponível em: <http://www.br-ie.org/WIE2010/pdf/st07_02.pdf> Acesso em: 03 ago.2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3050-
dc.description.abstractThis article describes a pedagogical practice on Newton’s Laws, developed a suburban school of Rio de Janeiro city, with a class from 9th grade elementary school students, classified as "difficult" because of the aggressive behavior. Facing this challenge plus the need to share this syllabus, the axis of pedagogical practice was the problematic and contextualization with differentiated lessons using computers at school, the platform of digital lessons provided by the Rio de Janeiro city Municipal Education Department, as well as experimental classes, in order to the subject could be experienced using low-cost materials: toys, ropes and skateboards. At first, most of the class created resistance to the use of the internet for research in physics, because usually use it only for social networks. It was evident the need for planning, research and adoption of a mediator-dialogical approach by the teacher, allowing another perspective for the use of computers as a research tool. It is also required the involvement of the school manager, for support of the teacher. Also to join the technological resources and experimental classes with investigative bias, the presentation of content became more attractive to the students, because their daily relationship with technological world, gradually felt motivated, actively collaborating and conceptual changes, participating in each stage of the proposed activities. Keywords: Experimental class. Computer. Contextualization; Digital framework.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAula Experimentalpt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectPlataforma Digitalpt_BR
dc.titleEnsinando as Leis de Newton por meio de recursos midiáticos e de recursos experimentaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching Newton's Laws through media resources and experimental featurespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-01T22:40:20Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage115pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage107pt_BR
dc.description.resumoEste artigo descreve uma prática pedagógica sobre as Leis de Newton desenvolvido em uma escola da área suburbana da cidade do Rio de Janeiro, com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, classificada como “difícil”, por conta do comportamento agressivo entre os alunos. Frente a esse desafio mais a necessidade de compartilhar este conteúdo programático, o eixo da prática pedagógica foi a problematização e a contextualização com aulas diferenciadas, utilizando os computadores na escola, a plataforma de aulas digitais disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, além de aula experimental, para que o assunto pudesse ser vivenciado por meio de materiais de baixo custo, como brinquedos, cordas e skates. A princípio, a maioria da turma criou resistência quanto à utilização da internet para pesquisa em Física, pois vivenciavam a utilização desta apenas para as redes sociais. Ficou evidente a necessidade de planejamento, pesquisa e a adoção por parte do professor de uma postura dialógica-mediadora, possibilitando outro olhar para o computador, agora também como ferramenta de pesquisa. É necessário também o envolvimento da direção da escola, quanto ao apoio ao exercício docente. Também ao unir os recursos tecnológicos e as aulas experimentais, com viés investigativo, a apresentação do conteúdo tornou-se mais atraente para os alunos que, por viverem e se relacionarem no mundo tecnológico, aos poucos se sentiram motivados, colaborando ativamente com suas inferências e mudanças conceituais, participando de cada etapa das atividades propostas. Palavras-Chave: Aula experimental. Computador. Contextualização. Plataforma digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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